Apple anuncia hoje novo iPhone turbinado com inteligência artificial

Será possível criar memes e editar fotos com IA, Siri dará comandos específicos como 'exclua este email' e telas serão personalizáveis

Avalie a matéria:
Loja da Apple | Foto: Reprodução/Pixabay

Quase dois anos após o início do frenesi em torno da inteligência artificial (IA) generativa, a Apple está finalmente pronta para investir pesado na tecnologia, com um toque de elegância característico. Esse tem sido o padrão da empresa nos últimos anos.

A IA será o destaque principal do evento na conferência anual para desenvolvedores, que começa hoje. A Apple apresentará seus planos para integrar profundamente a inteligência artificial em seus aplicativos e recursos.

SISTEMA COM IA

O novo Apple Intelligence estará presente nas novas versões dos sistemas operacionais de iPhone, iPad e Mac, com um chatbot semelhante ao ChatGPT, em parceria com a OpenAI. A tecnologia permitirá criar memes, fazer planilhas e resumos, sendo integrada nos dispositivos e aplicativos da Apple. A exigência de modelos mais recentes de iPhones e iPads deve impulsionar as vendas.

MEMES POR IA

Um recurso que deve atrair a Geração Z e outros usuários é o emoji criado por IA. Será possível criar personagens personalizados em tempo real, representando frases ou palavras conforme são digitadas, oferecendo mais opções além da biblioteca padrão de emojis do iPhone. 

EDIÇÃO DE FOTOS

A IA também será integrada ao aplicativo Photos, adicionando novas capacidades de edição, como aprimorar imagens ou remover pessoas e objetos do quadro com mais facilidade.

SIRI E COMANDO DE VOZ

Pela primeira vez, os usuários da Siri terão controle preciso sobre recursos e ações dentro dos aplicativos, como deletar um e-mail, editar uma foto ou resumir um artigo. A Apple planeja expandir essa funcionalidade para aplicativos de terceiros e permitir comandos múltiplos em um único pedido, mas esses recursos devem ser lançados apenas no próximo ano. 

ÍCONES NA TELA INICIAL

No próximo sistema operacional do iPhone, iOS 18 (codinome Crystal), os usuários terão mais autonomia na organização da tela inicial, podendo colocar os ícones dos aplicativos onde desejarem, sem a necessidade de uma grade fixa.

Pela primeira vez, os usuários poderão personalizar as cores dos ícones dos aplicativos no iOS 18, tornando-os uniformes por categoria, como azul para redes sociais e verde para finanças. Essa é a maior atualização na história de 17 anos do iPhone para a tela inicial. 

CENTRAL DE CONTROLE

A Central de Controle do iPhone receberá uma atualização de interface no iOS 18, permitindo que os botões de atalho sejam rearranjados e distribuídos em várias páginas. Além disso, um novo widget de música será adicionado, junto com uma interface renovada para controlar dispositivos domésticos inteligentes. 

VISUAL RETRÔ

Os dispositivos da Apple estão recebendo novos conjuntos de papéis de parede, com versões para Mac que fazem referência a ícones e slogans antigos. Os papéis de parede do iPhone incluirão opções que remetem às primeiras versões do telefone. 

RESUMOS E NOTIFICAÇÕES

Um componente fundamental da iniciativa de IA da Apple é a sumarização. A empresa planeja recursos que permitirão resumir rapidamente artigos e páginas da web no navegador Safari, além de notas de reuniões, mensagens de texto e e-mails. 

A Apple planeja um recurso de atualização para notificações perdidas, permitindo que os usuários vejam rapidamente o que perderam. Além disso, o iPhone poderá criar automaticamente respostas completas para e-mails e mensagens de texto em nome do usuário. 

APLICATIVO E-MAIL

O aplicativo Mail receberá uma grande atualização, incluindo um recurso semelhante ao do Gmail, que categoriza automaticamente as mensagens recebidas. 

TRANSCRIÇÃO DE GRAVAÇÕES

O Voice Memos será aprimorado com IA, permitindo a transcrição automática de gravações, recurso presente há anos em dispositivos Google Pixel e muitos aplicativos de gravação de voz de terceiros.

EFEITOS E REAÇÕES NAS MENSAGENS

O aplicativo de mensagens terá algumas mudanças, como a possibilidade de acionar efeitos com palavras individuais e novos ícones coloridos para Tapbacks. Os usuários poderão agendar mensagens para envio futuro e em breve será mais fácil compartilhar mensagens com usuários de Android. 

SENHAS

A Apple lançará um aplicativo de senhas para iOS 18, iPadOS 18 e macOS 15, oferecendo uma alternativa aos serviços 1Password e LastPass. Essencialmente, será uma versão de aplicativo do recurso iCloud Keychain da empresa, atualmente oculto nas configurações do aplicativo. 

MODELOS COMPATÍVEIS

Para executar o processamento de IA, será necessário ter dispositivos mais recentes, como o iPhone 15 Pro ou um dos modelos lançados pela Apple este ano. Para Macs e iPads, será necessário ter pelo menos um chip M1.  

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES