A Apple vem reforçando a segurança contra furtos e roubos com o novo iOS 26, que está em fase de testes no Brasil nesta semana. Entre os recursos inéditos estão a ocultação de aplicativos via reconhecimento facial, o envio automático de SMS suspeitos para a pasta de spam e um novo sistema de gerenciamento de senhas.
As novidades chegam em um momento em que o Brasil lidera globalmente o uso da função “Proteção para Dispositivo Roubado”, lançada em 2024. Mais de 60% dos usuários brasileiros já ativaram o recurso, que exige reconhecimento facial e senha para desbloquear o aparelho — acima da média mundial de 50%.
Além disso, a Apple passou a estender o bloqueio, em casos de roubo ou furto, aos componentes mais valiosos do iPhone — como tela, Face ID e bateria — para dificultar a desmontagem e a revenda das peças.
A versão beta pública do iOS 26 é compatível com iPhones a partir do SE (2ª geração) e do iPhone 11. A Apple também liberou as versões de teste dos demais sistemas: iPadOS 26, macOS Tahoe 26, watchOS 26 e tvOS 26. O lançamento oficial está previsto entre setembro e outubro.
Veja os principais recursos novos com o iOS 26:
Proteção para Dispositivo Roubado
Hoje, para proteger o aparelho contra roubos e furtos, é preciso ativar o recurso em "Ajustes";“Privacidade e Segurança”; e depois em “Proteção para Dispositivo Roubado”. Agora, com o iOs 26, o recurso já vem ativado por padrão de fábrica.
Outra novidade é que a opção “Redefinir Face ID” estará automaticamente desativada quando a “Proteção para Dispositivo Roubado” estiver ativa.
Além disso, o recurso também impede o acesso às opções de recuperação de conta e alteração do código de acesso. Ao selecionar a opção “Proteção para Dispositivo Roubado”, haverá duas configurações disponíveis: “Fora de locais familiares” (padrão) e “Sempre”, para aumentar ainda mais a segurança.
Esconder aplicativos
O iOS 26 também vai permitir ocultar aplicativos. Ou seja, eles não ficarão visíveis na tela inicial. Para isso, basta selecionar o app e ativar a opção "ocultar". Hoje, o usuário consegue usar o reconhecimento facial para abrir aplicativos protegidos. Além disso, não será possível visualizar notificações dos apps ocultos.
Os aplicativos ocultos são movidos para uma pasta especial. Para acessá-los, basta ir até a Biblioteca de Apps, deslizar até o final e abrir a pasta que reúne esses aplicativos. Essa pasta está presente em todos os dispositivos com a versão mais recente do sistema, mesmo que esteja vazia. Ao tocá-la, o Face ID será solicitado novamente.
Senhas
O aplicativo Senhas ganhou novas funções com o iOS 26. Agora, haverá um histórico de senhas, permitindo consultar credenciais antigas, se necessário.
Outra novidade é a autenticação de dois fatores (2FA), que permite o preenchimento automático de códigos de verificação por SMS também para aplicativos e sites fora do eco