Carta Olímpica ganha Doodle especial do Google à Jogos de Inverno de Sochi

O símbolo olímpico representa a união de todos os povos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Google exaltou Carta Olímpica e a igualdade na prática esportiva no Doodle sobre os Jogos Olímpicos de Inverno, cuja cerimônia de abertura está marcada para esta sexta-feira (7), em Sochi, na Rússia. A imagem mostra seis esportes disputados na neve (esqui, hóquei, curling, bobsled, patinação artística e snowboard) usando as cores similares as do site oficial do evento, que lembram um arco-íris, símbolo do orgulho gay.

Abaixo do campo destinado à pesquisa, o Google destacou a tradução de um trecho que ressalta a prática esportiva como direito humano que deve ser feito sem discriminação.

?A prática esportiva é um direito humano. Todas as pessoas devem ter a possibilidade de praticar esporte sem qualquer tipo de discriminação e conforme o ideal olímpico, que exige compreensão mútua e um espírito de amizade, solidariedade e fair play?, diz o texto traduzido, escrito originalmente em francês.

A origem da Carta Olímpica

Criada em 1894 por Pierre de Coubertain, a Carta Olímpica foi escrita inicialmente em francês. O documento oficial tem 109 páginas, cinco capítulo e uma versão digital em inglês disponível no site do Comitê Olímpico Internacional (COI). Sua função é nortear os princípios e valores do chamado espírito olímpico, guiar regras e definir os direitos e obrigações de três principais órgãos: o COI, as federações internacionais e os comitês olímpicos nacionais e o comitê organizador de cada edição. O texto faz incentivo ao desporto e luta contra o fantasma do doping. A última atualização foi em 2010.

O Comitê Olímpico Internacional (COI) foi criado em junho de 1894 e os primeiros Jogos Olímpicos foram celebrados em Atenas, Grécia, em 1896. Em 1914, a bandeira olímpica apresentada por Pierre de Coubertin, em Paris, foi adotada. Nela, os cinco anéis entrelaçados representam a união dos cinco continentes e com atletas de todo o mundo. Os primeiros Jogos Olímpicos de Inverno aconteceram em Chamonix, na França, em 1924.

É a Pierre de Coubertin que é atribuída a famosa frase "O importante é competir", síntese do espírito olímpico e que vem servindo de exemplo a todos de praticam esportes olímpicos ou não.

Polêmica em Sochi

Para muitos, a menção do texto sobre igualdade não é à toa. A preparação para os Jogos Olímpicos de Inverno tem sido marcada por protestos contra a polêmica envolvendo a "lei antigay russa" que proíbe "promover a homossexualidade a menores de idade" no país sede dos Jogos de Inverno. Assinada pelo presidente Vladimir Putin, a lei prevê que até mesmo estrangeiros sejam presos e multados.

Entidades de defesa dos direitos LGBT acusam o governo russo de incentivar a discriminação aos gays e incentivar a homofobia, além de contribuir para o aumento da violência física contra homossexuais. Na quarta-feira (5), manifestações contra a norma foram programadas em 19 cidades ao redor do mundo. Diversos atletas que participarão das Olimpíadas em Sochi pretendem expressar seu repúdio.

Enquanto isso, o Google ainda não se manifestou oficialmente além do conteúdo publicado na primeira página do buscador em vários países. O conteúdo está disponível em várias línguas, inclusive em português.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES