Cazaquistão: Google nega mudar servidores para dominio “.kz”

Ele acrescentou que a decisão das autoridades é uma tentativa de “pôr fronteiras à internet”

Avalie a matéria:
Empresa Google | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Google se negou a transferir seus servidores no Cazaquistão para o domínio ".kz", como tinha ordenado o Governo do país, e dirige agora as buscas no "google.kz" ao "google.com", anunciou nesta quarta-feira em seu blog o vice-presidente da Google na Rússia, Bill Coughran.

O executivo afirmou que há um mês o Ministério de Comunicações do Cazaquistão emitiu uma ordem segundo a qual todos os domínios ".kz" deveriam estar registrados em servidores que se encontrem fisicamente no território do país.

"Para cumprir essa exigência, a Google teria que dirigir todos os pedidos de buscas feitas no "google.kz" a servidores no Cazaquistão", ressaltou.

Ele acrescentou que, diante desta situação, a Google adotou a decisão de dirigir os visitantes da página "google.kz" para "google.com" em cazaque.

"Infelizmente, isto reduzirá um pouco a qualidade da busca para os usuários do país, já que os resultados não serão processados de acordo com as particularidades locais", admitiu Coughran.

Ele acrescentou que a decisão das autoridades é uma tentativa de "pôr fronteiras à internet".

"Se nos víssemos obrigados a processar as buscas em "www.google.kz" só em servidores locais, estaríamos propiciando a fragmentação da internet", ressaltou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES