Chinesa Compal terá centro de pesquisa para tablets

Centro formará profissionais de software com foco em tablets em Campinas, Fortaleza e Campina Grande

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A unidade brasileira da fabricante chinesa de produtos eletrônicos Compal acertou parceria com o centro de pesquisa Venturus para produção de projetos de software embarcado voltado a aparelhos portáteis, incluindo tablets.

A parceria, que vai criar o Centro de Competência em Usabilidade de Software Embarcado, começará a trabalhar com projetos para computadores tablet para o mercado mundial e vai formar profissionais de software em Campinas (SP), Fortaleza e Campina Grande. O objetivo do centro é desenvolver produtos com "diferencial competitivo ao mercado de dispositivos móveis".

O anúncio acontece um dia depois que a presidente Dilma Rousseff afirmou em Pequim que a chinesa Foxconn avalia investimentos de 12 bilhões de dólares no Brasil e após o ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, ter afirmado que a empresa e a Apple vão começar a fabricar o tablet iPad no país até o final de novembro.

"Daremos início ao programa com projetos voltados para tablets cujo mercado é muito promissor no Brasil e no mundo. Nosso centro de competência vai atuar em pesquisa e desenvolvimento para oferecer ao consumidor uma experiência diferenciada em usabilidade", afirmou em comunicado o diretor de P&D da Compal, Alexandre Lisbôa.

O centro de competência vai consumir investimentos de 25 milhões de reais nos três primeiros anos do programa. A parceria envolve ainda Instituto Eldorado, Universidade Federal de Campina Grande, Universidade Federal do Ceará e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. A fábrica brasileira da Compal, que começou a operar em Jundiaí em 2009, é a primeira da empresa fora da China.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES