O Brasil está entre os três países que mais utilizam o ChatGPT semanalmente, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da Índia. A informação faz parte do primeiro estudo focado no país, divulgado nesta terça-feira (12) pela OpenAI, empresa responsável pela tecnologia.
Globalmente, usuários enviam mais de 2 bilhões de comandos diários na plataforma. No Brasil, são cerca de 140 milhões de mensagens por dia. As regiões com maior uso são, São Paulo, Distrito Federal e Santa Catarina, seguidas por Tocantins, Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Amapá, Mato Grosso e Pernambuco.
Atualmente, o ChatGPT conta com cerca de 700 milhões de usuários semanais, além de 5 milhões que utilizam as versões empresariais, segundo a OpenAI, que divulgou esses números na semana passada durante o lançamento do GPT-5, a nova geração da inteligência artificial.
Principais usos do ChatGPT no Brasil, segundo o estudo:
- redação e comunicação
- aprendizado e capacitação
- programação, ciência de dados e matemática
"Atualmente, observamos que o uso mais frequente é no apoio à melhoria da comunicação escrita e do aprendizado, correspondendo a 20% e 15% de todas as mensagens enviadas do Brasil, respectivamente", diz o estudo.
A pesquisa mostra que os usuários brasileiros do ChatGPT são majoritariamente jovens: 27% têm entre 18 e 24 anos, e 33% entre 25 e 34 anos. Segundo a OpenAI, isso indica que muitos estudantes e profissionais em início de carreira estão se tornando "nativos da IA". O Brasil também conta atualmente com o maior grupo de talentos em inteligência artificial da América Latina.
O Brasil ocupa o segundo lugar mundial em número de desenvolvedores que utilizam a API da OpenAI e está entre os cinco primeiros países no ranking de disseminação de habilidades em inteligência artificial, segundo a empresa.