SEÇÕES

Conheça a IA física: o futuro dos robôs humanoides de gigante da tecnologia

Nvidia acredita que conceito pode ajudar dispositivos na realização de tarefas mais complexas no mundo real

Demonstração de robô com modelo Isaac Gr00t N1, da Nvidia | Foto: Divulgação/Nvidia
Siga-nos no

A Nvidia, gigante dos chips e semicondutores, já se prepara para a próxima fase após a inteligência artificial generativa — responsável por serviços como ChatGPT, Gemini e Copilot. A nova aposta da empresa é a inteligência artificial física, que busca permitir que robôs humanoides e dispositivos como braços robóticos em fábricas realizem ações complexas no mundo real, explicou nesta segunda-feira (28) o diretor-executivo da Nvidia na América Latina, Marcio Aguiar, durante o Web Summit Rio. 

Estamos nos movendo para a era da IA física, em que robôs auxiliam humanos em tarefas de forma repetitiva e muito mais eficiente, disse o executivo.

Em março, a Nvidia lançou o Isaac Gr00t N1, um modelo de inteligência artificial projetado para ser a base na criação de robôs humanoides. Segundo a empresa, a tecnologia acelera o desenvolvimento desses dispositivos, pois já vem pré-treinada para tarefas como agarrar, mover e transferir objetos entre as mãos, além de executar ações em várias etapas. A partir desse modelo, desenvolvedores e pesquisadores podem realizar o pós-treinamento para adaptá-lo a funções específicas. 

A empresa afirma que outros modelos de IA generativa, como o GPT da OpenAI e o Llama da Meta, não têm uma compreensão tão profunda do mundo físico, o que limita a atuação de robôs treinados com esses modelos. 

Aprendizado por reforço

Com o conceito de IA física, os modelos são treinados para entender melhor o espaço e as leis da física no mundo real. Esse treinamento usa uma técnica chamada aprendizado por reforço, onde o dispositivo aprende a identificar imprevistos e encontrar soluções rapidamente. Isso possibilita que robôs realizem tarefas como embalar caixas, montar veículos ou navegar em ambientes sem supervisão.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também