“Chinesa” tenta banir iPad e processa Apple por fraude nos EUA

Ele não quis dar mais detalhes sobre a ação, aberta em um tribunal estadual perto da sede da Apple no Vale do Silício.

Avalie a matéria:
Loja de eletrônicos em Pequim mostra propaganda do iPad, marca que está sendo disputada na China | Alexander F. Yuan
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A empresa chinesa envolvida em uma batalha legal contra a Apple no país asiático disse nesta sexta-feira (24) que está processando a companhia americana na Califórnia por ?comércio desleal e fraude?.

A Proview Technology, com sede na cidade de Shenzhen, no sul da China, entrou com a ação há uma semana, em 17 de fevereiro, disse o presidente-executivo da companhia, Yang Rongshan, à AFP.

?A ação acusa a Apple de negócios injustos e fraude?, disse Yang, acrescentando que a empresa estava seguindo uma estratégia diferente nos EUA do que na China, onde processou a Apple por violação de marca registrada.

Ele não quis dar mais detalhes sobre a ação, aberta em um tribunal estadual perto da sede da Apple no Vale do Silício. Segundo o ?Wall Street Journal?, o processo acusa a Apple de ?fraude e/ou malícia? ao usar uma subsidiária de nome inofensivo para comprar a marca iPad da Proview em dezembro de 2009.

Histórico

O caso abre uma nova frente para a Proview, que sofreu um revés jurídico na quinta-feira (23) quando um tribunal de Xangai decidiu que a Apple poderia vender iPads na cidade.

A filial taiwanesa da Proview registrou o nome "iPad" como marca registrada em vários países, incluindo a China, em 2000 ? anos antes de a Apple lançar seu tablet. A companhia de Steve Jobs, posteriormente, comprou os direitos de marca global, mas a Proview alega que a filial de Taiwan não tinha o direito de vender os direitos chineses.

Em 2011, a Apple levou a empresa a um tribunal chinês, alegando violação de marca, mas o tribunal decidiu que a companhia americana não tinha evidências e ?fatos comprobatórios? para a sua reivindicação ? apesar de um tribunal de Hong Kong já ter decidido a favor da Apple.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES