Gata ganha patas de titânio após ter membros amputados

As próteses foram criadas a partir do esforço conjunto do veterinário e de pesquisadores da Universidade Politécnica de Tomsk, na Rússia

Avalie a matéria:
Patas de titânio | Kirill Kukhmar-TASS
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Graças aos veterinários de uma clínica na Sibéria, uma gata que perdeu as quatro patas devido ao congelamento conseguiu voltar a andar, correr e até subir escadas novamente. Os novos membros de titânio foram criados em uma impressora 3D e implantados cirurgicamente. O felino cinza, chamado Dymka ("névoa" em russo), tem quatro anos e foi encontrado por um motorista em dezembro de 2018 durante uma nevasca em Novokuznetsk. Em decorrência do frio, Dymka sofreu queimaduras nas patas, orelhas e cauda. Por esse motivo, o veterinário Sergei Gorshkov teve de amputar as extremidades danificadas. A notícia está no site Olhar Digital.

Kirill Kukhmar-TASS

As próteses foram criadas a partir do esforço conjunto do veterinário e de pesquisadores da Universidade Politécnica de Tomsk, na Rússia. Os cientistas desenvolveram e aplicaram o revestimento feito de fosfato de cálcio para ajudar a montar os implantes de titânio que foram inseridos e fundidos nos ossos da perna, além de minimizar o risco de infecção.

Foram usadas tomografias computadorizadas das pernas de Dymka para modelas e depois imprimir em 3D as hastes de titânio. As próteses foram implantadas primeiro nas patas dianteiras e, um tempo depois, nas traseiras. Isso foi necessário para garantir a adaptação do animal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES