Golpe no celular usa SMS para roubar dinheiro

Conhecido como Faketoken, o malware foi detectado pela primeira vez em 2014

Mensagens | Luciana Maline-TechTudo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um trojan bancário capaz de roubar dinheiro a partir do envio maciço de mensagens SMS ofensivas infectou cerca de cinco mil celulares Android. Conhecido como Faketoken, o malware foi detectado pela primeira vez em 2014 e voltou a circular com uma nova abordagem, mirando em celulares com o sistema do Google. O retorno da ameaça foi apontado pela empresa de cibersegurança Kaspersky na última segunda-feira (13). A notícia está no site Techtudo.

Segundo os especialistas da Kaspersky, é comum que os malwares projetados para o ataque de celulares aproveitem a tecnologia SMS para se propagar, enviando links infectados aos contatos da vítima. O que surpreende nesse caso é o disparo de mensagens ofensivas para números do exterior, tática nunca antes vista pelos pesquisadores da empresa.

Embora não haja explicação para o caráter hostil dos textos, o número internacional é parte essencial do golpe. Isso porque o custo de envio de mensagens para o exterior é maior se comparado às tarifas locais, o que aumenta a quantia que os usuários têm de pagar se seus celulares estiverem contaminados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES