Governo admite que a interação entre órgãos e cidadão deve ser aprimorada

Para especialistas, utilizar corretamente as ferramentas dessas plataformas potencializa a relação com o público

Avalie a matéria:
|

O número de brasileiros com acesso à internet subiu 6,8% em 2012, em comparação com 2011, e chegou a 83 milhões de pessoas, segundo dados divulgados neste ano pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). Outro estudo, esse feito pelo Nielsen, aponta que 75% da população acredita que a principal função do smartphone é o acesso às redes sociais. Há um aumento constante no uso dessas plataformas e, mesmo assim, praticamente não houve mudanças na forma com que o governo lida com elas.

As páginas de relacionamento oferecem diversas ferramentas, mas a maior parte delas não é utilizada pelos perfis dos órgãos públicos. No caso do Facebook, por exemplo, na maioria, o usuário pode enviar as dúvidas por mensagem privada (que é uma função básica). Em outros, só é possível curtir, comentar e compartilhar as publicações. O porta-voz da Presidência da República, Thomas Traumann, que administra contas como a de Dilma Rousseff e do Blog do Planalto, diz que a função principal das páginas do governo é informar. ?O serviço público deve ser transparente e prestar contas ao cidadão, e as redes sociais também têm esse papel?, opina.

Conhecimento

A maior parte dos órgãos públicos têm páginas nas redes sociais, mas isso não significa que a comunicação existe. ?Abrir canais é fácil, mas é preciso ter uma equipe capacitada para interagir com a população?, alerta o consultor e estrategista de comunicação digital Marcelo Vitorino, sócio-fundador do Presença Online. Para o gerente de Mídia e Desenvolvedor de Marketing do Twitter Carlos Moreira Jr., não é apenas o governo, mas muitas companhias privadas, personalidades e usuários comuns ainda não sabem usar todos os recursos que a plataforma proporciona. ?A hashtag, por exemplo, permite se inserir em uma conversa existente e, ainda, criar um diálogo que outros poderão encontrar com facilidade depois?, explica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES