Nesta segunda-feira (9), a Apple revelou uma série de inovações para seus sistemas operacionais durante a WWDC, sua conferência anual para desenvolvedores.
Entre os destaques, a empresa anunciou uma mudança significativa na contagem das versões e introduziu um novo design chamado Liquid Glass. Além disso, foram apresentados novos recursos de inteligência artificial, como uma funcionalidade que permite "driblar" a música de espera em chamadas telefônicas.
Os novos sistemas já estão sendo liberados para desenvolvedores a partir desta segunda-feira. A versão beta para usuários estará disponível em julho, enquanto as versões oficiais serão lançadas no último trimestre de 2025.
Veja os destaques:
Numeração baseada no ano de lançamento
A Apple está mudando a forma como nomeia seus sistemas operacionais: a partir de agora, as versões serão identificadas pelo ano de lançamento.
Isso significa que a próxima versão do sistema do iPhone será chamada de iOS 26, em vez de iOS 19, seguindo a lógica anterior. Essa alteração se estende a todos os sistemas da empresa, incluindo watchOS, tvOS, macOS, visionOS e iPadOS.
Novo visual: Liquid Glass
Os novos sistemas da Apple apresentarão um design inédito, batizado de Liquid Glass. Ele incorpora efeitos de transparência que remetem a vidro em elementos como botões, notificações e barras de comando.
O objetivo é que os componentes do sistema se integrem melhor ao aplicativo em uso. No macOS, por exemplo, a barra de tarefas transparente proporcionará a sensação de uma tela maior.
Inteligência artificial para o dia a dia
A Apple também reforçou a presença da inteligência artificial nos dispositivos, com recursos que miram situações do cotidiano:
- Hold Assist: reconhece músicas de espera em ligações para empresas e avisa o usuário quando a chamada for retomada. A ideia é permitir que você faça outras tarefas no celular sem precisar aguardar no telefone;
- Live Translation: traduz em tempo real ligações telefônicas, conversas no FaceTime e mensagens no aplicativo Mensagens. Suporta os idiomas: português, inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, japonês, coreano e chinês;
- Visual Intelligence: além de identificar objetos e informações ao redor com a câmera, a IA agora consegue analisar elementos que aparecem na tela do dispositivo.
Esses recursos fazem parte do novo pacote Apple Intelligence. A proposta é que também possam ser integrados a apps de terceiros, criando novas experiências para os usuários.