Justiça nega vínculo trabalhista com Apps

A juíza considerou que a suposta fraude para sonegar vínculos de emprego não foi comprovada

iFood | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A juíza Shirley Escobar, da Justiça do Trabalho de São Paulo, negou o pedido do Ministério Público do Trabalho para que empresas como o iFood reconheçam o vínculo trabalhista com seus entregadores. A juíza considerou que a suposta fraude para sonegar vínculos de emprego não foi comprovada. Além disso, apontou que a atividade central do aplicativo é na área tecnológica, “não sendo sua atividade primordial a oferta de transporte de mercadorias”. A notícia está no site Olhar Digital.

Segundo a denúncia do MPT, as empresas contratam funcionários disfarçados de autônomos com o intuito de sonegar o vínculo e, consequentemente, os direitos decorrentes a isso. Na decisão, a juíza definiu que, quando não vinculados a um operador logístico, o entregador é livre para definir se e quando trabalha. A ação também pedia uma multa de RS 24,5 milhões.

Em dezembro, porém, a JT-SP deu sentença contrária em processo da Loggi. Na decisão, suspensa posteriormente, foi determinado que a empresa reconhecesse o vínculo trabalhista dos motoboys. A juíza Lávia Lacerda Mendez definiu que a empresa limite a jornada, registre em sistema eletrônico todos os motoristas, determine adicional de periculosidade e forneça capacete e coletes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES