O Tribunal Superior da Califórnia irá julgar a Meta e o Google por estarem alimentando uma crise de saúde mental entre a população mais jovem através de plataformas como Instagram e YouTube.
As grandes empresas de tecnologia serão julgadas ainda nesta semana. Elas são alvos de uma série de ações que podem enfraquecer a longa defesa jurídica das grandes empresas de tecnologia.
Um jovem de 19 anos entrou com um processo contra as plataformas e alega ter adquirido o vício quando era menor de idade, devido ao design chamativo das mesmas. A ação é a primeira de vários casos que devem ir a julgamento neste ano, focados no que os autores chamam de "vício em mídia social" entre as crianças.
ENTENDA O CASO
Durante o julgamento, o júri irá determinar se as empresas foram ou não negligentes ao fornecer produtos que prejudicam a saúde mental de K.G.M. Além disso, também será decidido se o uso dos aplicativos foi substancial para sua depressão.
Um contraponto no processo é a lei federal que retira a responsabilidade de plataformas como o Instagram e o TikTok pelo conteúdo postado por seus usuários. As empresas de tecnologia vão levar esse argumento ao tribunal no caso de K.G.M