Nokia faz parceria com microsoft e Windows Phone 7

Apesar de dizer em comunicado que manterá o Symbian

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em uma parceria anunciada hoje, a Nokia informou que adotará o Windows Phone 7, sistema operacional desenvolvido pela Microsoft, como sua plataforma principal para smartphones a partir de agora. Com a decisão, o Symbian, sistema operacional próprio utilizado até agora, ainda receberá investimentos, que se diluirão nos próximos anos.

A tendência é que o Windows Phone 7 substitua completamente o Symbian. Durante esta fase de transição que, segundo fontes, deve terminar em 2012, a Nokia ainda espera vender 150 milhões de aparelhos com Symbian.

O foco principal agora, de acordo com Elop, será suportar a nova parceria com a Microsoft, de modo que a Nokia lance uma nova geração "vencedora" de smartphones e, com isso, brigue com o Android e o iOS para liderar o mercado. "Agora é uma corrida de três cavalos", disse Elop.

Ao contrário do Symbian, Stephen Elop, presidente da Nokia, afirmou que a empresa continuará investindo no MeeGo, sistema operacional desenvolvido em conjunto pela Nokia e Intel, e que constituia, até então, a grande promessa da Nokia para competir com o iPhone e com os smartphones com sistema operacional Android. "Sob esta nova estratégia, o MeeGo se torna um projeto de sistema operacional para celulares open-source", disse Elop. A Nokia planeja lançar o primeiro aparelho com o MeeGo até o final de 2011.

Privilégios

A parceria com a Nokia também é estratégica para a Microsoft. Até agora, a empresa conseguiu parcerias importantes com fabricantes de smartphones, entre eles Dell, HTC, LG e Samsung, mas nenhum deles adotou o Windows Phone 7 como plataforma única. Todos eles também fabricam aparelhos com o Android, sistema operacional do Google, um dos principais competidores do mercado.

Ao que tudo indica, a parceria com a Nokia é especial para a Microsoft. Isso significa que a Nokia terá vantagens no uso do Windows Phone 7 sobre as outras empresas já citadas como, por exemplo, a possibilidade de modificar o sistema da Microsoft como quiser, de modo a ajustá-lo aos produtos. Ao responder uma pergunta durante o anúncio da parceria, no entanto, Elop enfatizou que a equipe da Nokia não interferirá muito no sistema, para manter a padronização dos produtos que o utilizam.

A Microsoft já negou tal privilégio aos outros fabricantes que, inclusive, precisam seguir padrões de hardware para utilizar o Windows Phone 7.

Aplicativos

Ao utilizar o Windows Phone 7 em seus smartphones, a Nokia se beneficia do ecossistema de desenvolvedores de aplicativos da Microsoft. De acordo com dados da consultoria IDC divulgados em dezembro, o Windows Marketplace já oferecia 4 mil aplicativos para smartphones.

De acordo com a Microsoft, a loja de aplicativos da Nokia será integrada ao Windows Marketplace, de modo que os usuários poderão baixar os aplicativos desenvolvidos pela Nokia para os smartphones a partir do mesmo local.

Os desenvolvedores de aplicativos para smartphones da Nokia também terão que adotar o ambiente de desenvolvimento da Microsoft para criar aplicativos para Windows Phone 7. O ambiente atualmente usado, o Qt, será usado apenas para manter aplicativos de Symbian e desenvolver aplicativos para aparelhos com MeeGo, que terá menos importância, de acordo com as previsões de investimentos da Nokia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES