Novo Yahoo classifica conteúdos pela preferência do internauta

Yahoo estréia site beta que permite visualizar em tempo real como está o tráfego do portal de acordo com o interesse da audiência.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O que você quer ler agora? O Yahoo pergunta e, para saber, quer colocar na mão dos usuários do seu portal ferramentas que permitam levar a personalização da notícia bem além do arroz-com-feijão. Em busca de mais engajamento e envolvimento com a marca, a empresa colocou no ar no final de semana um novo site, em versão beta, que permite ao visitante saber as notícias mais clicadas nas propriedades do Yahoo e segmentar o interesse por sexo, idade e tipo de assunto. A interface do site é dinâmica e gráfica e exibe informações detalhadas da audiência por notícia.

Diariamente o Yahoo recebe 700 milhões de visitantes e entrega cerca de 400 mil histórias e 13 milhões de combinações personalizadas de chamadas de notícias na caixa de destaques (Yahoo Today) logo no alto da primeira página. Segundo a empresa, cada visitante tem uma experiência diferente do outro por conta da tecnologia que está por trás da personalização, chamada de C.O.R.E. (Content Optimization and Relevance Engine), um algoritmo que dá aos editores a capacidade de saber quais as notícias mais lidas do dia ou do horário e automaticamente seleciona como elas deveriam ser ordenadas no módulo Today de acordo com o perfil de cada visitante.

A tecnologia C.O.R.E. mede a frequência com que os usuários clicam nas notícias em geral e segmenta essas métricas por diferentes parâmetros, de forma que depois de algumas visitas do usuário ele "aprende" a melhor combinação de notícias para exibir. Segundo o Yahoo, desde que foi implementado nos bastidores do portal, em 2008, o C.O.R.E. aumentou em 300% a taxa de clicks nas notícias exibidas no módulo Today, aumentando a relevância do conteúdo para o visitante.

O novo site exibe o poder do C.O.R.E. para os visitantes que podem usar a interface gráfica e interativa para manipular os resultados da ferramenta e ver as notícias mais populares por diferentes segmentos. Segundo Mike Kerns, VP de personalização e social do Yahoo, o site é o precursor de outras melhorias que o Yahoo pretende liberar nos próximos meses com foco na personalização.

Mike Kerns diz que sua equipe trabalha num sistema que vai dar aos usuários o poder de declarar o que querem ler no portal e usar essas informações no algoritmo de descobertas de forma a personalizar a experiência ainda mais, levando o recurso para as propriedades móveis do Yahoo. Obviamente dentro do plano está estender esse recurso para o benefício dos anunciantes, mas Kerns não liberou detalhes dessa etapa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES