Proibir o WhatsApp não impede ninguém de usá-lo, diz CEO da empresa

Como muitos aplicativos ocidentais, o WhatsApp é proibido no Irã, na Coreia do Norte e na Síria.

Avalie a matéria:
Proibir o WhatsApp não impede ninguém de usá-lo, diz CEO | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

"Dezenas de milhões" de pessoas estão utilizando métodos técnicos para acessar o WhatsApp em países onde sua utilização é proibida, afirmou Will Cathcart, diretor da plataforma de mensagens que faz parte do grupo Meta.

"Você ficaria surpreso ao ver quantas pessoas descobriram uma maneira", disse Cathcart à BBC News.

Como muitos aplicativos ocidentais, o WhatsApp é proibido no Irã, na Coreia do Norte e na Síria. No mês passado, a China juntou-se à lista daqueles que proíbem os usuários de acessar a plataforma segura. Outros países, incluindo Catar, Egito, Jordânia e Emirados Árabes Unidos, restringem recursos como chamadas de voz.

A empresa, no entanto, consegue ver onde seus usuários estão, devido aos seus números de telefone registrados. "Temos muitos relatos de pessoas que usam o WhatsApp e o que podemos fazer é olhar para alguns dos países onde estamos bloqueados e ainda ver dezenas de milhões de pessoas se conectando ao WhatsApp", disse Cathcart à BBC News.

A China ordenou que a Apple impedisse que usuários chineses de iPhone baixassem o WhatsApp da loja online em abril, uma medida que Cathcart chama de "lamentável" – embora o país nunca tenha sido um grande mercado para o aplicativo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES