O tema da redação do Enem 2025 é “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”, muito semelhante ao que foi “vazado” em 2009: “Valorização do idoso”. Naquele ano, a prova precisou ser cancelada a poucos dias da aplicação, após um exemplar do caderno de questões ser furtado da gráfica responsável pela impressão do exame.
A decisão gerou forte impacto logístico e político, já que mais de 4 milhões de estudantes estavam inscritos para participar do Enem e do recém-criado Sisu. Mesmo com a anulação, o Inep divulgou quais seriam as questões e o tema de redação previstos. A folha trazia textos de apoio que seriam usados na dissertação.
- um trecho do Estatuto do Idoso;
- um excerto de uma reportagem do site "Com Ciência", sobre aumento da expectativa de vida;
- um poema que começava como "Idoso é quem tem o privilégio de viver longa vida".
Em 2025, o tema da redação também tratou da população com mais de 60 anos, mas com foco nas perspectivas. Isso exigiu que o candidato analisasse as consequências que o Brasil enfrentará diante do crescimento do número de idosos na sociedade.
Tema de 2025: perspectivas do envelhecimento da população
O tema foi anunciado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, em seu perfil no X. Justamente neste ano, o Enem registrou um aumento significativo no número de idosos inscritos na prova: 17.192 participantes, 191% a mais do que em 2022. Os estados com mais representantes da terceira idade são Rio de Janeiro (3.087), São Paulo (2.367) e Minas Gerais (1.997).
Ainda não foram divulgados os textos de apoio nem os detalhes das orientações que a prova forneceu como base para os alunos. Os dados do Censo mais recente mostram que, a partir de 2042, a população brasileira deve começar a diminuir. Já em 2070, mais de um terço dos brasileiros será composto por pessoas com 60 anos ou mais.