Teresina ganha novo sistema de alerta contra enchentes

O SACE foi criado pela CPRM.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A partir de agora os rios Parnaíba e Poti terão as suas bacias monitoradas permanentemente para a prevenção e o controle de inundações. O Sistema de Alerta Contra Enchentes – SACE que está sendo implantado pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais – CPRM, foi apresentado hoje(12) ao prefeito Firmino Filho.

Para o prefeito Firmino Filho, o SACE é de grande importância para que a Prefeitura possa adotar medidas preventivas diante de alertas de inundações. O evento contou com a participação também de técnicos e dirigentes das superintendências de Desenvolvimento Urbano, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Secretaria municipal de Planejamento e Coordenação Geral.

Conforme o coordenador do SACE, engenheiro Cláudio Damasceno de Sousa, o sistema permitirá a previsão e o controle da vazão dos rios Parnaíba e Poti, beneficiando os municípios de Teresina, Timon, Floriano, Barão de Grajaú e Luzilândia, os primeiros a contar com estações de monitoramento. O próximo passo, segundo Cláudio Damasceno, será a determinação das manchas de inundação. Nove sessões de réguas de monitoramento já foram instaladas pela CPRM na região de Teresina.

O secretário municipal de Serviços Urbanos, Marco Antônio Aires, explicou que o novo sistema permitirá um melhor controle de inundações. Ele destacou que anteriormente esse controle era feito de forma precária.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES