Teresinenses são alvo de suposto golpe por e-mail ao receber multas de trânsito

Em alguns casos, o mais agravante são e-mails de multas para pessoas que não possuem veículos, e outros que ainda não tiraram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Já é hábito de muitos brasileiros verificar sua conta de e-mail quando chegam mensagens novas. Porém, em Teresina, esse hábito está se tornando perigoso, com um suposto novo golpe de cobrança por multa de veículo.

Em alguns casos, o mais agravante são e-mails de multas para pessoas que não possuem veículos, e outros que ainda não tiraram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Foi o aconteceu com a assistente social, Lorena Gonzaga. Ela conta que as cobranças começaram em dezembro de 2014. “No e-mail, informava que a multa estava sendo enviada para minha conta cadastrada no Detran, mas logo desconfiei, pois não tenho carteira e nem carro próprio”, explica.

Lorena ainda relata, que foram cinco e-mails enviados para sua conta pessoal, por isso recorreu ao Departamento de Trânsito do Piauí (DETRAN), para tentar entender o que acontecia. “Entrei em contato com o Detran, e me informaram que eles não enviam multa por e-mail, pois eles também não tem a minha conta cadastrada no departamento”, ela ainda conta que após verificar com o setor responsável, ainda recebeu mais dois e-mails.

A reportagem procurou informações junto ao Detran e o departamento confirma que não envia e-mails de multa para os condutores, apenas esclarece as pendências no endereço do proprietário (via correios). Logo, as pessoas que presenciarem o golpe, podem ligar para o órgão e tirar suas dúvidas.

O mesmo recomenda a assistente social, que após os inúmeros e-mails, decidiu não abrir mais esse tipo de notificação, por conta dos vírus de computador que ele pode conter. “É importante que as pessoas entrem em contato com o órgão do qual veio o e-mail, sendo ele o Detran ou outro que esteja descriminado no e-mail, pois pode ser um golpe”, alerta.

Os departamentos responsáveis recomendam que a população deve ficar atenta em alguns sinais dos golpistas, um deles é verificar o e-mail de origem. Muitos deles tem o domínio “.com.br”, de uso comercial, sendo que os órgãos de trânsito usam o domínio “.gov.br”. Além disso, as multas enviadas para o endereço do proprietário do veiculo, contém apenas o nome e a placa do carro, e não seus dados pessoais. E o proprietário pode verificar o número de pontos da CNH, pelo próprio site do DETRAN, no Piauí o endereço eletrônico é www.detran.pi.gov.br.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES