THE: Médicos da FMS incentivam homens a cuidarem da saúde

Incentiva constantemente a participação dos homens nas ações

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 A Fundação Municipal de Saúde (FMS) incentiva constantemente a participação dos homens nas ações de prevenção em saúde. Amanhã, 25 de setembro, a partir das 8h30, no auditório da Unidade Básica de Saúde do Vale do Gavião, o médico Robespierre Bastos irá proferir palestra sobre os programas Pré-Natal Masculino e Saúde do Homem para profissionais e comunidade.

“Os programas tem como objetivo principal aproximarem os homens da Unidade Básica de Saúde. São nesses locais onde os homens podem realizar o cuidado preventivo de sua saúde, pois eles tipicamente só procuram o serviço de saúde quando são acometidos por alguma doença. E nosso foco é a prevenção”, explica o médico da Estratégia Saúde da Família, Robespierre Bastos.

Um exemplo de bom desempenho da implantação dos programas Saúde do Homem e Pré- Natal Masculino são as atividades realizadas no Parque Mão Santa, zona Leste da cidade, onde o percentual de homens sendo atendidos pela Unidade de Saúde do Planalto Uruguai para a realização do Pré-Natal Masculino é de 64%.

 A FMS implantou os dois programas voltados ao público masculino em suas UBS no ano passado, realizando capacitações com todos os médicos e enfermeiros das 258 equipes Estratégia Saúde da Família (ESF) atuantes em Teresina. Por se tratar de um serviço de saúde a ser prestado, o homem recebe uma declaração do médico para justificar sua ausência no trabalho, caso seja preciso. Quando ele retorna para a devolução de exames, recebe um atestado médico. 

O Ministério da Saúde tem como uma das prioridades a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, desenvolvida em parceria entre gestores dos SUS, sociedades científicas, sociedade civil organizada, pesquisadores, acadêmicos e agências de cooperação internacional. A pluralidade das instituições envolvidas nessa construção é um convite e um desafio à consideração da saúde do homem brasileiro nas suas idiossincrasias e similaridades nos 5.561 municípios, 26 estados e no Distrito Federal.

A Política traduz um longo anseio da sociedade ao reconhecer que os agravos do sexo masculino constituem verdadeiros problemas de saúde pública. Um dos principais objetivos desta Política é promover ações de saúde que contribuam significativamente para a compreensão da realidade singular masculina nos seus diversos contextos socioculturais e político-econômicos; outro, é o respeito aos diferentes níveis de desenvolvimento e organização dos sistemas locais de saúde e tipos de gestão. Este conjunto possibilita o aumento da expectativa de vida e a redução dos índices de morbimortalidade por causas preveníveis e evitáveis nessa população.

Clique e acesse mais notícias 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES