THE: Projeto Mama cajuína já avaliou mais de 5 mil mamografias

Destas 5mil, 152 foram detectadas alteração

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em atividade desde fevereiro, o projeto Mama Cajuína já possibilitou a avaliação e encaminhamento de 5.302 mamografias pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto, uma parceria da Fundação Municipal de Saúde (FMS) com a Fundação Maria Carvalho Santos, visa garantir o cumprimento da Lei nº 12.732/12, que estabeleceu que o primeiro tratamento oncológico no SUS deve se iniciar no prazo máximo de 60 dias.

O Projeto Mama Cajuína objetiva garantir que todas as mulheres de Teresina, na faixa etária de 40 a 69 anos, tenham a oportunidade de realizar mamografia e as condutas em cima do resultado dos exames no prazo estabelecido em lei. Aquelas que têm seus exames normais o recebem de volta, e aquelas que tiverem alteração na mama são examinadas por mastologistas da Fundação Maria Carvalho Santos, com realização de biópsia se houver necessidade. Após a realização da biópsia, essas mulheres serão encaminhadas para um centro tratador, como o Hospital Universitário.

Segundo Ayla Calixto, da Gerência de Ações Estratégicas da FMS, das 5.302 mamografias, 4.889 já foram avaliadas pela Fundação Maria Carvalho Santos. “Destas, 152 foram detectadas alteração e 26 foram encaminhadas para a realização de biópsias”, informa ela. Dados do Gestor Saúde, sistema de marcação de consultas do município, informam ainda que cinco pacientes foram encaminhadas para a consulta oncológica.

Todo o encaminhamento é feito pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. “As Equipes de Saúde da Família realizam o primeiro atendimento às mulheres e são elas também que farão os encaminhamentos necessários para a realização dos primeiros exames”, explica Ayla Calixto.

Toda a rede credenciada do Sistema Único de Saúde em Teresina, atenção básica e a rede hospitalar do município estão mobilizados para garantir o êxito do projeto. No Piauí tem crescido o número de casos de Câncer de Mama. Em 1992, foram registrados 100 casos e em 2017 foram 630, segundo a Fundação Maria Carvalho Santos. Ainda em 2017 9.263 mamografias foram realizadas em Teresina através do SUS.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES