TJ-PI faz mais de 103 mil baixas processuais no primeiro semestre de 2022

A meta de 103 mil processos a serem baixados no primeiro semestre de 2022 foi estabelecida pela Seges, com base nos dados do painel estatístico “Baixômetro”

Avalie a matéria:
TJ do Piauí | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A baixa é uma das etapas mais importantes de um processo judicial e significa que a ação foi definitivamente encerrada. Com o objetivo de intensificar as baixas processuais no âmbito do Poder Judiciário do Estado do Piauí, a Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Piauí (CGJ-PI) e a Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), por meio da Secretaria de Gestão Estratégicas (Seges), desenvolveram ações ao longo deste primeiro semestre que levaram à baixa de 103.852 mil processos de janeiro a junho de 2022. Desse total, 90.969 (87,60%) eram processos em tramitação no primeiro grau de jurisdição.

Tribunal de Justiça do Piauí mostra evolução diária das baixas processuais (Divulgação)

A meta de 103 mil processos a serem baixados no primeiro semestre de 2022 foi estabelecida pela Seges, com base nos dados do painel estatístico “Baixômetro”, que permite o acompanhamento e a evolução diária das baixas processuais, por unidade e grau de jurisdição.

Segundo os dados extraídos do Baixômetro, de janeiro a junho de 2022 foram baixados: 59.352 processos nas varas da Capital e do interior; 28.943, nos Juizados Especiais Cíveis e Criminais; 2.674, nas Turmas Recursais; e 12.883, no segundo grau de jurisdição.

A CGJ-PI participou da iniciativa por meio do Baixar para Avançar, unidade de apoio da Corregedoria que auxilia as unidades judiciárias que possuem alto índice de processos congestionados, com o intuito de acelerar os trâmites processuais, preparando estes setores para a baixa processual. “Além do apoio diretamente na baixa, fizemos triagens dos processos em andamento nas unidades de primeiro grau aptos à baixa. Com essas listas, estimulamos servidores das unidades a executarem as baixas, estabelecemos prazos e metas “, explica o servidor Joaquim Oliveira Silva Neto, gestor do Baixar para Avançar.

“Recebemos, com muita alegria, a informação de que superamos a meta estabelecida para o primeiro semestre deste ano acerca das baixas processuais. Houve um esforço conjunto de magistrados e servidores que nos proporcionou chegar a esse êxito. Em todo o ano de 2021, realizamos 184 mil baixas e, apenas nesses seis primeiros meses de 2022, já superamos as 100 mil baixas. É motivo de comemoração”, afirma o desembargardor-corregedor, Fernando Lopes.

Avanço

“Até o dia 09 de junho, tínhamos realizado a baixa processual de 86.021 processos, desde o mês de janeiro de 2022. Os dados do Baixômetro indicam que, de 09 a 30 de junho, realizamos a baixa de 17.831 processos. Esses números são importantes porque representam o principal indicador de produtividade do Tribunal, que é a baixa processual, uma vez que, para haver a baixa, é necessário julgar”, explica Lanny Cléo, secretária de Gestão Estratégica do Tribunal de Justiça do Piauí.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES