Trinta e duas pessoas seguem internadas em hospitais do Paraná, devido um tornado que atingiu o estado na última sexta-feira (7). Ventos de mais de 250 quilômetros por hora atingiram a cidade de 14 mil habitantes, que fica no Centro-Sul paranaense, de acordo com a Defesa Civil.
DESTRUIÇÃO
90% da área urbana de Rio Bonito do Iguaçu foi afetada pela destruição da infraestrutura. O fenômeno climático causou seis mortes, sendo cinco em Rio Bonito do Iguaçu e uma em Guarapuava, ambas no Centro-Sul do estado. Não há desaparecidos.
O governo estadual enviou insumos hospitalares, como soro, ataduras, seringas, agulhas e compressas, por avião até o aeroporto de Guarapuava, de onde foram transportados por helicópteros até Laranjeiras do Sul.
FALTA DE ENERGIA ELÉTRICA
A Copel, responsável pela distribuição de energia no Paraná, informou que já restabeleceu 49% da rede elétrica em Rio Bonito do Iguaçu. No sábado (8), a companhia havia relatado que 3.790 endereços estavam sem luz, o que representava cerca de 75% dos clientes da cidade. Atualmente, quase 2 mil casas e estabelecimentos ainda estão sem energia. Mais de 300 postes foram destruídos
MUNICÍPIOS ATINGIDOS
Até a manhã deste domingo (9), o tornado afetou 12 municípios: Candói, Cantagalo, Cruzeiro do Iguaçu, Foz do Iguaçu, Guaraniaçu, Guarapuava, Londrina, Matinhos, Porto Barreiro, Rio Bonito do Iguaçu, Turvo e Umuarama.
Ao todo, 14.751 pessoas foram impactadas, que ficaram sem energia, água ou comunicação. Foram registrados 1.060 desalojados e 28 desabrigados. O tornado causou danos em 704 casas.