TRE cancela mais de 17,9 mil títulos eleitorais no Piauí

Teresina é o município com maior percentual de cancelamentos, com 7.081 eleitores, correspondendo a 39,48% do total.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um total de 17.934 eleitores que votam no Piauí tiveram a inscrição eleitoral cancelada na última terça-feira (21). O cancelamento foi ocasionado pelo fato destes eleitores não terem atendido à convocação da Justiça Eleitoral realizada através de editais para regularização da situação perante o órgão. Teresina é o município com maior percentual de cancelamentos, com 7.081 eleitores, correspondendo a 39,48% do total.

Foram convocados, inicialmente, 18.987 pessoas com domicílio eleitoral no Estado e que deixaram de votar ou justificar ausência às urnas nas últimas três eleições, cada turno corresponde a uma eleição. Os convocados deveriam comparecer ao cartório eleitoral da cidade onde votam no período de 07 de março a 06 de maio, portando documento de identificação oficial e comprovante de endereço, além da quitação da multa de R$ 3,50 por cada turno.

Com o cancelamento da inscrição eleitoral, os 17.934 eleitores piauienses não poderão votar, inscreverem-se em concurso público, obterem passaporte ou CPF, renovarem matrícula em estabelecimento de ensino oficial, obterem empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo, participarem de concorrência pública e praticarem qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda.

No entanto, ainda é possível a regularização da situação eleitoral, para tanto basta que o eleitor se dirija ao cartório eleitoral onde vota ou a uma Central de Atendimento ao Eleitor nas cidades de Teresina, Campo Maior, Picos, Floriano e Parnaíba munidos de documento de identidade oficial com foto e comprovante de endereço emitido nos últimos 03 (três) meses, e realizar o pagamento de multa. Após o atendimento, será necessário aguardar alguns dias para o processamento das informações pelo sistema e efetivação da regularização.

Na impossibilidade de comparecer ao cartório eleitoral da cidade onde vota, o eleitor pode procurar atendimento em uma unidade da Justiça Eleitoral onde se encontre, mas neste caso o atendimento só será realizado com a transferência do domicílio eleitoral do votante.

Em Teresina, o atendimento pode ser realizado no Fórum Eleitoral de Teresina localizado à Av. Marechal Castelo Branco, 1150, Ilhotas (próximo ao viaduto da Av. Higino Cunha e em frente ao CFAP) de segunda-feira à sexta-feira das 7 às 13 horas. No posto do TRE-PI localizado no Espaço Cidadão do Shopping Rio Poty de segunda a sexta-feira de 7 às 19 horas. E no Posto do TRE-PI no Shopping Auto Mall localizado Av. João XXIII, 5325, no bairro Santa Isabel, de Segunda a Sexta-feira de 7 às 13 horas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES