Tudo o que você precisa saber sobre o Mês do Orgulho LGBTQIA+
- As principais figuras envolvidas?
Começando com a Revolta de Stonewall em junho de 1969, o Mês do Orgulho comemora e celebra o ativismo e diversidade ao longo dos anos
- As principais figuras envolvidas?
Marsha P. Johnson é frequentemente creditada por dar o primeiro passo no Stonewall Inn (embora haja muitas figuras proeminentes que também dizem que o fizeram). Ela era uma mulher trans negra comemorando seu aniversário de 25 anos na época dos tumultos e um tour de force na comunidade gay. Ela morreu em 1992 com apenas 46 anos depois que a polícia encontrou seu corpo no rio Hudson – sua morte foi inicialmente considerada suicídio, apesar de amigos e entes queridos insistirem que não poderia ser o caso.
Sylvia Rivera era uma ativista e autoproclamada drag queen que também participou dos Stonewall Riots. Ela lutou pelos direitos dos transgêneros ao lado de Marsha P. Johnson, criando o STAR (Street Travestite Action Revolutionaries) para ajudar a abrigar jovens LGBTQ sem-teto. Ela defendeu os direitos dos transgêneros até sua morte em 2002.
Stormé DeLarverie era uma ativista dos direitos gays e artista drag que também estava em Stonewall quando foi invadida naquela noite. Sua amiga, Lisa Cannistraci, disse ao New York Times após sua morte em 2014 : “Ninguém sabe quem deu o primeiro soco, mas há rumores de que ela o fez, e ela disse que sim. Ela me disse que sim.”