SEÇÕES

Turismo da vacina? Buscas por voos para os EUA crescem até 719% no Brasil

País com o maior número de doses contratadas, os Estados Unidos se tornaram o destino mais visado desse tipo de turismo.

País com o maior número de doses contratadas, os Estados Unidos se tornaram o destino mais visado desse tipo de turismo. | Foto: Reprodução
Siga-nos no

Com as fronteiras fechadas para turistas que chegam diretamente do Brasil desde março de 2020, os Estados Unidos continuam na lista de desejos dos viajantes brasileiros. É o que aponta o mais recente levantamento do buscador de passagens aéreas Kayak, que registrou um aumento de até 719% no número de pesquisas de voos para destinos americanos em maio, em relação com o mês anterior.

O aumento coincide com a popularização do chamado "turismo da vacina", em que o viajante vai para outro país com o propósito de se imunizar contra a Covid-19. País com o maior número de doses contratadas, os Estados Unidos se tornaram o destino mais visado desse tipo de turismo.

Diversas agências brasileiras, inclusive, já vendem pacotes combinando um período de 14 a 20 dias de quarentena em países que aceitam viajantes do Brasil e que não estão na lista de restrições do governo americano, e cidades como Miami e Nova York, onde a vacinação para estrangeiros não-residentes é mais fácil. O México, com a opção dos resorts de Cancún, é a escala preferida. Os pacotes podem chegar a R$ 20 mil.

Parte da ilha de Manhattan em Nova York Foto: Julienne Schaer / NYC & Company / Divulgação

Não à toa, a Big Apple foi o destino que apresentou o maior crescimento nas buscas do Kayak, entre abril e maio aqui no país: 719%. A cidade ficou em primeiro lugar no ranking dos destinos que tiveram o maior aumento de pesquisas na plataforma, em comparação com o mês anterior.

A Flórida é outro destino que tem se notabilizado por não apresentar muitas exigências aos visitantes estrangeiros que, uma vez em território americano, queiram se vacinar. E justamente as duas cidades mais turísticas do estado, claro, também despertaram grande interesse por parte dos usuários do Kayak.

Miami, a quinta colocada no ranking dos destinos internacionais com o maior crescimento de buscas no mês, registrou um crescimento de 527% em relação a abril. E as pesquisas para voos para Orlando foram 398% maiores (8º lugar do ranking).

Já as pesquisas para Los Angeles aumentaram 421%  (7ª posição do ranking). Mas quem procura a Califórnia para se vacinar poderá encontrar mais dificuldades, já que as autoridades do estado exigem um comprovante de residência na campanha de imunização.

Beira-mar de Miami Beach, na Flórida Foto: CHANDAN KHANNA / AFP

Parada preferencial dos brasileiros antes de entrarem nos Estados Unidos, Cancún foi o 20º destino que apresentou o maior aumento de interesse por parte dos usuários do Kayak no Brasil de abril para maio: 275%.

Isso não significa que o balneário mexicano não estivesse no radar dos viajantes brasileiros antes. Segundo a plataforma, a cidade foi uma das que creceram no interesse do público ao longo da pandemia, ao lado de Dubai e Malé, capital e principal porta de entrada para as Ilhas Maldivas. Os três destinos têm em comum o fato de estarem abertos aos brasileiros pela maior parte do tempo, desde o início da crise sanitária. 

Essas buscas foram feitas para viagens entre maio e agosto de 2021. O levantamento foi realizado com base no volume de pesquisas de voos feitas dentro da plataforma entre 18 de abril a 18 de maio de 2021, com saídas do Brasil com destino ao exterior.

Avião EUA - Foto: Reprodução

De acordo com o Kayak, apesar dos números impressionantes para as quatro cidades americanas, o crescimento na procura segue o mapeamento de tendências de 2021, que indica um crescendo geral desde o fim de abril. A plataforma afirma que, apesar do volume de pesquisas dos viajantes ainda estar bem abaixo em comparação com 2019, já é possível notar uma curva positiva em maio deste ano.

Abaixo, o ranking dos dez destinos internacionais que tiveram os maiores crescimentos em buscas na plataforma entre abril e maio:

1 - Nova York: 719%

2 - Assunção: 590%

3 - Bogotá: 529%

4 - Miami: 527%

5 - Tóquio: 457%

6 - Los Angeles: 421%

7 - Orlando: 398%

8 - Montevidéu: 396%

9 - San Salvador: 393%

10 - Cidade do Panamá: 380%

Tópicos
Carregue mais
Veja Também