Turistas querem viagens para contato com a natureza

A busca de sol e de praia continua sendo a maior motivação dos viajantes. Uma em cada quatro pessoas faz uma viagem internacional por causa dessas atrações.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cinthia Lages

Especial para o +Mais

Destino número 1 do Brasil em viagens de negócios e terceiro, no ranking geral, São Paulo montou um programa de governo para atrair outro perfil de turista para o estado: aqueles que viajam a lazer, sozinhos, com amigos ou com a família, três demandas mais fortes turismo internacional. Esse é o objetivo da participação do estado na Fitur, Feira de Turismo Internacional, que acontece em Madrid até o dia 26. 

A FITUR é o ponto de encontro global para profissionais de turismo e a principal feira para os mercados receptivos e de saída da América Latina com mais de 10 empresas expositoras de 165 países. É a primeira vez que São Paulo tem um stand próprio, localizado no hall das Américas.

Crédito: Cinthia Lages

A divulgação do estado como um destino de lazer é baseada em informações desconhecidas pela maioria dos turistas, incluindo brasileiros: 622 km de praias, uma área de 6.450 km2 de Mata Atlântica e 100 parques. Uma parte do que São Paulo tem a oferecer para um perfil turístico que vem aumentando. De 2014 a 2018, o percentual de turistas internacionais que viajam por causa da “Natureza, ecoturismo e aventuras “cresceu  de 23% para 28%, segundo relatório da Organização Mundial de Turismo. A busca de sol e de praia continua sendo a maior motivação dos viajantes. Uma em cada quatro pessoas faz uma viagem internacional por causa dessas atrações. 

Além da oferta de atrações que se encaixam nesse perfil, o estado também oferece infraestrutura hoteleira, aérea e rodoviária, o que é um diferencial em relação  a outros destinos brasileiros. Na avaliação do secretário estadual de Turismo, Vinicius Lummertz, a Fitur é uma oportunidade para dar visibilidade ao estado como destino turístico escolhido por viajantes dos mais diferentes países. Para tanto, o governo melhora a infraestrutura dos aeroportos e busca aumentar o número de voos. 

Crédito: Cinthia Lages

Somente para a Espanha, são 23 voos semanais entre Madrid e Guarulhos. Como resultado do programa de atração de turistas, companhias já estão oferecendo paradas gratuitas na capital para os passageiros em conexões e, durante a Feira, a Latam dá descontos de 10% para quem quer viajar a partir de Madrid até junho, válido para os visitantes da Feira.

Em 2018, foram realizadas 17 milhões de viagens internacionais por espanhóis. Dessas, 147 mil viagens foram para o Brasil, ou uma participação de 0,86% no mercado internacional da Espanha.

Ranking dos países mais visitados e quanto o turismo gera para o país

1 - França 89,4 milhões / U$6,5 bilhões 

2 - Espanha 82,8 milhões / U$ 81,5 bilhões 

3 - Estados Unidos 79,5 milhões / U$ 214,5 bilhões 

4 - China 62,9

Milhões / U$ 49,48

Brasil - 6,6 milhões/ U$ 5,9 bilhões 

Até o Iran recebe mais: 7,3 milhões de visitantes 

Dados OMT 2018



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES