Projeto Turma do Bem realiza maior triagem odontológica grátis do mundo

Em Teresina a ação acontece na sede do Projeto Musica para Todos

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na próxima terça-feira, 25 de março, profissionais de odontologia que fazem parte do Projeto Turma do Bem vão realizar pela segunda vez a maior triagem odontológica do mundo. O evento acontecerá simultaneamente em mais de 270 municípios do Brasil, em 10 países da América Latina e Portugal.

Em Teresina a ação acontece na sede do Projeto Musica para Todos situado na Av. Pedro Freitas, 145 ? São Crsitovão, em frente ao Baloon Center, no horário das 8 as 17 horas. As crianças e adolescentes selecionados serão encaminhados para consultórios dos cirurgiões-dentistas voluntários do projeto Dentista do Bem. ?Estes jovens farão todo o tratamento gratuitamente até que eles completem 18 anos?, informa a dentista Helen Daniel.

De acordo com Helen, a triagem será simples, rápida e não invasiva. ?Faremos um exame visual da condição bucal de cada jovem e será preenchida uma ficha com dados sobre a saúde bucal e a condição socioeconômica da família?, frisa.

Após a triagem, será elaborado um pequeno dossiê de cada criança e adolescente com a ficha de avaliação, uma cópia do comprovante de residência e a autorização dos pais ou responsáveis para que o tratamento seja realizado. ?Importante alertar que as crianças e adolescentes devem comparecer a triagem acompanhados dos pais ou responsáveis?, alerta.

A seleção é feita por meio da aplicação de um índice de prioridade, que beneficia as crianças e os adolescentes mais pobres, com problemas bucais mais graves e os mais velhos, que estão mais próximos do primeiro emprego. Cada selecionado recebe uma carta com o nome e o endereço do dentista voluntário que será responsável pelo seu tratamento; para facilitar o acesso, a TdB encaminha o beneficiário para o consultório mais próximo da sua residência.

O tratamento

Os dentistas voluntários atendem, em seus próprios consultórios, as crianças e os adolescentes selecionados até eles completarem 18 anos. Curativo, preventivo e educativo, o tratamento é totalmente gratuito e completo, incluindo, se necessário, radiografias, ortodontia, próteses e implantes, por exemplo.

Atualmente existem no Piauí três mil dentistas, destes 70 fazem parte do projeto que além de Teresina atende jovens de Campo Maior e Parnaíba. Dentre os dentistas voluntários estão Sara Franco, Suzane Lopes, Monica Lima, Liana Lima, Adelino Filho, Luis Gustavo, Silvia Vilarinho, Marina Pontes, dentre outros.

Sobre a TdB ? Turma do Bem ? A TdB

Turma do Bem é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), fundada em 2002, que tem como missão mudar a percepção da sociedade sobre a questão da saúde bucal e da classe odontológica com relação ao impacto socioambiental de sua atividade. O fundador e presidente voluntário da OSCIP, Dr. Fábio Bibancos foi reconhecido internacionalmente como Empreendedor Social pela Ashoka (www.ashoka.org) e pela Schwab Foundation (www.schwabfoundation.org) por seu trabalho à frente da TdB. Mais informações em www.tdb.org.br.

Sobre o projeto Dentista do Bem ? Dentista do Bem é o principal projeto da TdB e conta com o trabalho voluntário de cirurgiões-dentistas que atendem crianças e adolescentes de baixa renda, proporcionando-lhes tratamento odontológico gratuito até completarem 18 anos. Atualmente, conta com a maior rede de voluntariado especializado do mundo. São quase 15 mil dentistas voluntários espalhados por todo o País ? em mais de 1.300 municípios dos 26 Estados e Distrito Federal. O projeto também está presente em Portugal e dez países da América Latina: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru e Venezuela. Mais de 420 mil crianças e adolescentes passaram pelas triagens do projeto e 42 mil já foram encaminhadas ao dentista.

O projeto Dentista do Bem vai selecionar jovens entre 11 e 17 anos para receber tratamento odontológico gratuito em mais de 270 municípios do Brasil, 10 países da América Latina e Portugal



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES