UAB recomenda modelo piauiense de educação a distância

Os cursos da UAPI vêm demonstrando desenvolvimento e qualidade

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 Implantado em 2006 para possibilitar formação superior gratuita e de qualidade a quem não tem a oportunidade de se deslocar para grandes centros, o programa Universidade Aberta do Piauí é considerado pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), como um modelo a ser seguido por outros estados.

O modelo de Educação à Distância piauiense vem sendo recomendado pelo diretor de EaD da UAB, Celso Costa, para aqueles estados que pretendem implantar este tipo de ensino. A avaliação positiva já foi manifestada pelo Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia do Maranhão, professor Waldir Maranhão, que afirmou ter grande desejo de conhecer de perto o modelo de ensino que contempla mais de 6 mil pessoas em todo o Piauí.

Os cursos da UAPI vêm demonstrando desenvolvimento e qualidade. Segundo o reitor da UFPI, Luiz Santos Júnior, os alunos do Ensino a distância obtiveram um rendimento superior ao do ensino presencial no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), realizado pelo Ministério da Educação (MEC).

Além disso, a ampliação do programa a cada ano demonstra o sucesso da modalidade Ensino a Distância em democratizar o conhecimento. “Em 2007, tínhamos 15 municípios no Piauí com nosso programa de Ensino a Distância e, em 2009, já somamos 30 municípios. Nesse tempo, pudemos observar o baixíssimo número de evasão e a procura cada vez maior de prefeitos buscando essa parceria com a Universidade Federal do Piauí”, diz Luiz Júnior. A metodologia de estudo dos cursos do EaD combina material impresso, áudios, vídeos, multimídia, internet e videoconferências, realizados na Plataforma Virtual de Ensino e Aprendizagem, Moodle.

Além disso, a plataforma de aprendizagem permite a realização de fóruns de discussão, troca de mensagens e salas de bate-papo que viabilizam maior interação entre alunos e professores. “Todos os cursos de graduação a distância oferecidos pela UAPI seguem rigorosamente os padrões de qualidade exigidos pelo Ministério da Educação: os processos seletivos apresentam editais, são públicos e os diplomas registrados possuem o mesmo valor dos obtidos em cursos presenciais", explica o diretor do Centro de Educação a Distância da UFPI, Gildásio Guedes.

A UAPI é resultado da parceria entre os governos federal e estadual. Cabe ao Governo do Estado a responsabilidade pela implantação e manutenção da infra-estrutura dos polos de apoio presencial; o Ministério da Educação (MEC) pelo controle geral do programa Universidade Aberta do Brasil e seu financiamento; e a UFPI fica com a responsabilidade acadêmica administrativa do programa, empenhando-se na organização de toda parte pedagógica dos cursos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES