Uespi vai digitalizar documentos históricos de São Raimundo Nonato

Os documentos revelam uma grande riqueza material da região

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O projeto de extensão “Catalogação e digitalização da documentação histórica de São Raimundo Nonato”, realizado pela Universidade Estadual do Piauí (Uespi) do campus Professor Ariston Dias Lima, de São Raimundo Nonato, passou a proteger os documentos de valor histórico antes acondicionados no acervo do Fórum da cidade.

O projeto é realizado em parceria com a coordenação do Curso de História e o diretor do Fórum da Comarca de São Raimundo Nonato.O curso recebeu documentos datados entre os séculos XIX e XX, tais como: testamentos, inventários post-mortem, arrolamentos, registros de compra e venda, processos crime, cartas de alforria, dentre outros.

A escolha da documentação acondicionada no acervo do Judiciário se deu, de acordo com a professora Déborah, a partir de critérios como a relevância para a História de São Raimundo Nonato e região, bem como pelo fato de estar ameaçada de extinção, devido à sua fragilidade.

Os documentos revelam uma grande riqueza material para o desenvolvimento de estudos e pesquisas acadêmicas em diversos temas, tais como escravidão, comércio, relações familiares, biografias, transmissão de bens e propriedades rurais e urbanas, dentre outros.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES