Unimed Teresina é parceira em evento com proposta de resíduos sólidos

O projeto visa promover a redução dos impactos gerados pelo descarte de resíduos durante o Réveillon das Emoções em Barra Grande

Unimed Teresina é parceira em evento com proposta de resíduos sólidos | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Unimed Teresina se uniu ao Réveillon das Emoções para uma gestão de resíduos sólidos inédita na região. O evento, que acontece em Barra Grande desde o dia 26 de dezembro até 02 de janeiro, além de promover diversão, convida os participantes para ações de responsabilidade socioambiental compartilhada, visando à prevenção de impactos ambientais e sociais.

Todo o lixo produzido pelo público e pelos trabalhadores durante todos os dias de evento terá reaproveitamento para fins de reciclagem e compostagem. 

Área reservada para a triagem dos materiais recicláveis do Réveillon das Emoções. Foto: Ascom/Unimed Teresina.

O planejamento inclui ainda diversas estratégias a partir da metodologia Lixo Zero, buscando a valorização de 90% de todos os resíduos gerados durante o evento. Isso será feito, principalmente, através da sensibilização do público, com sinalizações instrutivas e educativas, lixeiras sinalizadas para o descarte correto, uso de embalagens sustentáveis e copos reutilizáveis. Além disso, o evento contará com a ação de coleta e reciclagem de bitucas de cigarro, que serão transformadas em papel e renda para instituições beneficentes. 

O projeto reduzirá impactos ambientais e ainda impactos sociais, a partir da inclusão, capacitação e valorização da mão de obra dos catadores de materiais recicláveis de Barra Grande. Esses profissionais foram escolhidos criteriosamente, pois trabalham em condições precárias no lixão próximo ao vilarejo, tentando recuperar, diariamente, materiais que podem ser reciclados e que garantam o sustento das suas famílias. Os catadores trabalharão em um centro de triagem e armazenamento montados especialmente para o evento na entrada da cidade e receberão fardamento, EPI´s (equipamentos de proteção individual), pagamento pelo serviço prestado e a conversão de toda renda dos materiais recicláveis gerados pelo evento.

Segundo o presidente do Sistema Unimed Teresina, o médico urologista Emmanuel Fontes, “o cuidado de excelência ao ser humano vai além da saúde. É um cuidado que passa pela responsabilidade com o meio ambiente também, pois viver em um meio sustentável e responsável gera saúde e bem-estar. Queremos inspirar a comunidade local a cumprir o seu papel, deixando um legado de aprendizado para as próximas gerações”, declarou. 

O evento será submetido à busca da certificação internacional Lixo Zero.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES