Universidade brasileira desenvolve vidro especial em parceria com a Nasa

Projeto deve ficar pronto em cinco anos.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) desenvolve, em parceria com a Nasa, uma plataforma de vidro que pode ajudar no pouso de naves nas próximas viagens do homem ao espaço. O material bem mais resistente poderá ser usado em casa no futuro.

Enquanto a Universidade do Missouri sintetiza materiais idênticos aos do solo lunar, os cientistas mineiros estudam as propriedades do vidro. O composto, preparado a partir de cinzas vulcânicas encontradas no Estado americano do Arizona, é elevado a altas temperaturas. Depois de fundido, o material é resfriado, para, em seguida, ser transformado em vidro.

Os pesquisadores analisam as propriedades térmicas do material. Segundo a coordenadora do projeto, Zélia Ludwig, o resultado tem sido bom. ?Acho que a pesquisa está sendo bastante impactante?, disse Zélia.

O estudo está em fase inicial e a etapa final será feita pela própria Nasa. No futuro, o material poderá ser usado como recipiente de produtos radioativos e até em casa, como isolante térmico, de acordo com o coordenador do laboratório da UFJF, Virgílio Carvalho. A previsão é que o projeto esteja pronto em cinco anos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES