Uso em excesso de aparelhos eletrônicos pode causar miopia

Saiba como evitar.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A miopia se caracteriza pela dificuldade de enxergar de longe. Até 2050, metade da população brasileira e mundial terá este problema de visão, de acordo com a  Academia Americana de Oftalmologia (AAO). Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença é a terceira principal causa de cegueira.

“ Este boom da miopia já está sendo observado lá no Oriente, nos países que começaram com o uso da internet e dos aparelhos tecnológicos há muitos anos. As taxas de miopia entre os alunos do ensino médio estão muito altas”, diz  o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, de Campinas.

Além dos níveis de hereditariedade, uma das causas que podem justificar esta “epidemia” é o uso exagerado de tecnologias. Um estudo conduzido pelo médico com 360 crianças de 6 a 9 anos aponta que a miopia pode estar relacionada ao grande esforço visual para perto imposto por horas em frente às telas eletrônicas.

Prevenções e cuidados

A prevenção é o melhor caminho. Evitar certos hábitos e tomar certos cuidados ajuda bastante no tratamento e evitar a miopia. Como por exemplo, o descanso: a cada hora mexendo no celular, tablet ou computador, deixe o olho descansar pelo menos 20 minutos. Use este tempo para olhar para pontos distantes.

Outro medida seria as práticas de atividades ao ar livre, que pode ajudar a evitar a miopia. Isso porque a luz externa faz a pupila contrair e ajuda aprofundar o foco. A alimentação também influencia. O excesso de açúcar na alimentação eleva a produção de insulina e favorece o crescimento do eixo óptico, que caracteriza a miopia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES