Vacina contra gripe pode reduzir óbitos em até 70%, diz Amariles Borba

A imunização para proteção contra o vírus da gripe reduz as internações por síndromes respiratórias e por doenças respiratórias, bem como os óbitos dessas pessoas que são internadas

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Começou ontem (04) a campanha nacional de vacinação contra a influenza ou popularmente chamada de gripe.

São, ao total, 104 postos de vacinação espalhados em hospitais, postos de saúde, shoppings e supermercados, em todas as zonas de Teresina.

As Unidades Básicas de Saúde e hospitais estão imunizando crianças de seis meses a cinco anos de idade, pessoas com 60 anos ou mais, gestantes puérperas (mulheres que estão a 45 dias após o parto) e grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Segundo Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS, as campanhas de vacinação contra a gripe têm ajudado a reduzir números de internações e, inclusive, óbitos em período de internação do paciente.

“Essa redução de internações é resultado de pesquisas feitas não só no Brasil, como no mundo, que a vacina pode reduzir em torno de 40% a 50% das internações por síndromes respiratórias e por doenças respiratórias e você diminui os óbitos dessas pessoas que são internadas em até 70%”, aponta a diretora de Vigilância da FMS.

Para Amariles Borba, a proteção da vacina contra a influenza não é imediata, só é possível ser protegido após o 14º da vacinação, isso ocorre devido a fácil adaptação dos vírus. “Após a vacinação, a partir do 14º dia você já tem uma proteção bem significativa contra os três vírus da gripe que contêm a vacina, que é o Vírus H1N1, H3N2 e o Vírus B.

Nós precisamos entender que os vírus, assim como nós, adaptam-se bem às novas situações, chegando a mudar até de hábitos”, destaca Amariles Borba.

A Fundação Municipal de Saúde vai promover neste sábado, 09, o dia D de mobilização contra a influenza, tendo como ponto principal a Unidade de Saúde do Planalto Uruguai, zona Leste de Teresina.

152 mil pessoas devem ser vacinadas contra vírus da gripe

A Campanha Nacional de Vacinação, que se iniciou na manhã de segunda-feira (04), deve se entender até o dia 22 de maio. A meta da Fundação Municipal de Saúde (FMS) é vacinar 152.358 pessoas, de acordo com o público-alvo.

Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS, espera que o Sistema Único de Saúde consiga vacinar o maior número de pessoas possível.

"É uma vacina que tem que ser tomada todos os anos. Nós esperamos que este ano o SUS consiga fazer essa cobertura máxima, que a gente aumente a proteção para a população.

Apesar de aparecer reações adversas no corpo, Amariles Borba garante que os benefícios são bem maiores. "A maior reação que aparece na pessoa ao ser vacinada é uma pequena dor no braço no local da vacina, pode também dar uma leve febre, mas os benefícios são bem maiores e mais significativos que as reações", esclarece.

As formas de se adquirir a influenza ou a gripe, que é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, são por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES