Vazamento de rejeitos da Vale atinge rios da região de Minas

Apesar da contaminação o abastecimento de água não foi comprometido

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O rompimento de rejeitos da mineradora Vale contaminou rios e córregos da região Central de Minas e chegou a região metropolitana. As águas das cidades de Itabirito, Ouro Preto e Congonhas foram as principais atingidas. O rompimento ocorreu neste domingo (12), as causas do problema ainda não foram esclarecidas.

“Temos um grupo de monitoramento do Rio das Velhas que percebeu a mudança na cor da água. Uma equipe nossa foi então até a mina da Vale em Ouro Preto para investigar o problema e viu os funcionários consertando o duto”, contou o secretário de Meio Ambiente de Itabirito, Antônio Marcos Generoso.

Segundo ele, primeiro foi atingido o Córrego Prata que em seguida passou para o Córrego Almas, depois contaminou o Ribeirão Mata Porcos que se transforma no Rio Itabirito. Na cidade de Itabirito não houve problemas no abastecimento porque a água é captada de afluentes. Também não houve muitas mortes de peixes apesar da turbidez da água.

A contaminação contribuiu para o assoreamento do rio. O secretário explicou ainda que a contaminação poderia ter ficado pior, já que o Rio Itabirito deságua no Rio das Velhas, que abastece Belo Horizonte e a região metropolitana. “Nós avisamos a Copasa e deu tempo de agir para não comprometer o abastecimento”, contou Generoso.

Nesta quarta-feira (15), a água da cidade está com a cor amarelada.A Vale informou que presta esclarecimento aos órgãos ambientais e apura as causas para o rompimento. A mineradora disse ainda que o rompimento já foi solucionado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES