Vendas de artesanato local crescem 31% no Piauí

Escola e loja virtual devem aquecer ainda mais o setor em 2018

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O volume de vendas do artesanato piauiense aumentou 31% em 2017, gerando cerca de R$ 100 mil a mais do valor gerado em 2016. Os dados foram apresentados em reunião no Palácio de Karnak, nesta sexta-feira (02), entre o governador Wellington Dias, o secretário de Estado da Cultura, Fábio Novo, e o superintendente de Desenvolvimento do Artesanato, Jordão Costa. Outras novidades como o lançamento do Portal do Artesanato Piauiense e da Escola Estadual de Artesanato, que devem aquecer ainda mais o mercado artesanal neste semestre, foram tratadas no encontro.

De acordo com a Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Sudarpi), o resultado positivo é reflexo da descentralização das ações no setor. “Crescemos no cadastro de artesãos em cerca de 41% em 2017. Isso foi fruto de uma parceria que fizemos com diversas prefeituras do estado para descentralizar a emissão da Carteira Nacional de Artesão. A partir da carteira nacional, o artesão tem acesso a todas as políticas públicas do artesanato”, explicou Jordão Costa.

Portal

Em uma espécie de vitrine virtual mundial, a arte piauiense será exposta no Portal do Artesanato Piauiense que tem como previsão de lançamento o próximo dia 21, em comemoração ao Dia Nacional do Artesão.

Segundo a Sudarpi, a iniciativa é pioneira no Brasil. “Dentro do portal haverá uma loja virtual, a primeira loja virtual de artesanato do Brasil”, anunciou o superintende.

Escola Estadual

Com previsão de lançamento para o mês de maio, a Escola Estadual de Artesanato será entregue junto com a reforma da Central de Artesanato Mestre Dezinho. Os professores e os instrutores da escola já foram todos selecionados e as inscrições deverão ser abertas logo após a inauguração da central. Na escola serão trabalhados aspectos teóricos e práticos do artesanato.

Fundo Estadual

Outro assunto tratado na audiência é o projeto de criação do Fundo Estadual de Artesanato. “O fundo tem como objetivo o fomento do artesanato nos seguintes eixos: na capacitação, na aquisição de matéria prima e na aquisição de produtos do artesanato. A proposta é de que ele seja de R$ 600 mil por ano, e, junto a isso, temos a proposta de criação do Conselho Estadual do Artesanato, que vai ser responsável por gerir o fundo com o Estado”, explicou Jordão.

Unidade Itinerante

No encontro com o governador, também foi solicitada a aquisição de uma unidade móvel para artesanato. Por meio do veículo, a Sudarpi pretende se deslocar para os eventos do estado de uma maneira mais ágil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES