Veneno de cobra africana é mais eficaz que morfina, diz pesquisa

O veneno desta serpente, uma das maiores da África, é fatal em humanos.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O veneno da mamba negra, uma perigosa cobra africana, contém substâncias contra a dor capazes de competir com a morfina, mas com menos efeitos colaterais, indicaram pesquisadoras francesas na última quarta-feira (3).

Desde o final dos anos 1990, os cientistas descobriram a existência de uma família de proteínas, as ASICs, envolvidas na sensação de dor, presentes na membrana dos neurônios.

O papel das ASICs e das substâncias capazes de bloquear sua ação são importantes pistas para novos tratamentos contra a dor.

Em busca de uma nova geração de analgésicos, Sylvie Diochot e Anne Baron, do Instituto de Farmacologia Molecular e Celular (CNRS/Universidade de Nice-Sophia Antipolis), estudaram o veneno da mamba negra (Dendroaspis polylepis).

O veneno desta serpente, uma das maiores da África, é fatal em humanos.

As pesquisadoras francesas analisaram componentes do veneno e isolaram dois peptídeos, proteínas que são capazes de suprimir a sensação de dor, inibindo algumas ASICs.

"Esses peptídeos, que chamamos "mambalgines", não são tóxicos em ratos, mas produzem um forte efeito analgésico", no local e no sistema nervoso central, "que pode ser tão forte quanto a morfina", explicaram em um estudo publicado na revista científica britânica Nature.

Segundo o estudo, estes "mambalgines" apresentam menos efeitos colaterais: nenhum sinal de insuficiência respiratória foi constatado nos ratos, com um nível de rejeição muito mais baixo do que o da morfina.

"É essencial compreender melhor os mecanismos de dor para desenvolver novos analgésicos. Os peptídeos descobertos na mamba negra têm potencial para cumprir esses dois objetivos", consideraram Diochot e Baron.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES