Vereadores e assessores participam de minicurso do TCE-PI

Minicurso foi ministrado pelo conselheiro-substituto Delano Câmara.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O conselheiro-substituto Delano Câmara, diretor da Escola de Gestão e Controle (EGC), ministrou um curso específico para a qualificação de vereadores e assessores no XXXIII Seminário de Formação de Controladores Sociais e Ouvidoria Itinerante, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), de 28 a 30 de junho, em Floriano.

O objetivo, segundo ele, era discutir a gestão municipal e o papel do legislativo, orientar os vereadores e seus assessores e apontar soluções para os principais problemas que eles vivenciam no dia-a-dia, no exercício do papel de legislar. “Eu sou um defensor do Legislativo. O vereador é a essência da representação popular, porque é quem lida mais diretamente com o eleitor, o cidadão”, disse ele.

Para Delano Câmara, o próprio vereador, porém, não sabe a dimensão da sua importância. “O parlamento não sabe o poder que tem. O vereador cria leis, ajuda e definir o orçamento do município, julga as contas do prefeito e é o intermediário direto entre os anseios do povo e o Executivo”, observou. O advogado Tiago Sá, que ministrou minicurso sobre Aspectos Importantes da Gestão Municipal no seminário, participou do curso para os vereadores.

Falou das atribuições do Legislativo e destacou a importância de instrumentos legais que fortalecem o papel do vereador, como o orçamento impositivo. “O orçamento impositivo dá mais poder ao vereador, porque o prefeito é obrigado a executar as emendas que ele, vereador, coloca no orçamento, dentro do percentual previsto em lei (de até 1,2% do orçamento municipal)”, explicou.

Boa parte dos vereadores presentes ao minicurso demonstrou desconhecimento das regras do orçamento impositivo. A maioria, porém, mostrou consciência da importância do papel que exercem na administração municipal. “O vereador é a figura mais importante do município. É quem tem mais contato com o eleitor e conhece mais as necessidades do povo”, disse Pedro Afonso, vereador de Antônio Almeida. “O que nós precisamos é de orientação para exercer nosso papel de forma mais proveitosa. É por isso que estamos aqui no evento do TCE-PI”, completou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES