SEÇÕES

VÍDEO! Avião atola em Fernando de Noronha; o segundo em uma semana

Esse é o segundo incidente do tipo registrado na ilha em um intervalo de sete dias. No último dia 22, uma aeronave da companhia Azul também ficou presa no solo pelo mesmo motivo.

Trem de pouso do avião da Gol atolou no afaslto em Noronha. | Foto: Acervo pessoal
Siga-nos no

Um novo episódio de afundamento do asfalto no Aeroporto de Fernando de Noronha causou transtornos neste domingo (29). Durante o processo de taxiamento, um avião da Gol atolou após o pavimento do pátio ceder sob o peso da aeronave. A situação impediu temporariamente a decolagem, obrigando os mais de 100 passageiros a desembarcarem. Ninguém ficou ferido.

Segundo caso em menos de uma semana

Esse é o segundo incidente do tipo registrado na ilha em um intervalo de sete dias. No último dia 22, uma aeronave da companhia Azul também ficou presa no solo pelo mesmo motivo. Em ambos os casos, funcionários da administração do aeroporto precisaram retirar parte do asfalto danificado para liberar os pneus.

Gol afirma que voo seguiu normalmente

Em nota, a companhia aérea afirmou: "O asfalto do Aeroporto de Fernando de Noronha afundou durante o taxiamento da aeronave que realizaria o voo G3 1776 (Fernando de Noronha – Guarulhos) neste domingo (29)." A Gol declarou ainda que o avião foi reposicionado e o voo prosseguiu normalmente, reforçando que “todas as ações referentes a esse voo foram tomadas com foco na segurança, valor número um da Gol”.

Concessionária cobra conclusão das obras

A Dix Aeroportos, responsável pela administração do terminal, confirmou o afundamento do solo em outro ponto do pátio de manobras. A empresa destacou que acionou seus protocolos de emergência, realizou a retirada da aeronave e liberou o equipamento após inspeção técnica da Gol.

Em comunicado, a concessionária foi enfática ao apontar a urgência da finalização das intervenções no aeroporto: “A Dix tem feito insistentes alertas à Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) sobre a importância da conclusão das obras de requalificação da área de movimento do Aeroporto de Fernando de Noronha.”

A nota acrescenta que “apenas uma faixa central da pista de pouso e decolagem foi parcialmente concluída” e que “faltam as obras nas faixas laterais e demais áreas necessárias para a movimentação e estacionamento das aeronaves.” A Dix considera que “o cumprimento dos cronogramas de obra estabelecidos é de fundamental importância para evitar a ocorrência dos incidentes como o registrado neste domingo (29).”

Governo do estado ainda não respondeu

A reportagem buscou posicionamento do governo de Pernambuco, responsável pelas obras no aeroporto, mas não obteve retorno até a última atualização. Após o incidente anterior, a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura havia informado que os trabalhos de reestruturação das pistas e do pátio estão previstos para começar no início do segundo semestre deste ano.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) também foi procurada para comentar o caso, mas ainda não se manifestou.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também