Comerciantes de Porto de Galinhas, um dos principais destinos turísticos de Pernambuco, registraram um vazamento de esgoto sendo despejado no mar da região, localizada no município de Ipojuca, no Grande Recife. Imagens que circulam nas redes sociais mostram um "rio" de água suja entre os guarda-sóis, no meio da faixa de areia.
A prefeitura de Ipojuca, ao ser procurada, informou que o incidente ocorreu após a reabertura da rede de drenagem pluvial, que é responsável por escoar a água da chuva e não o esgoto sanitário. No entanto, essa rede foi afetada por ligações clandestinas de esgoto.
O comerciante Macario Félix, morador de Porto de Galinhas, gravou as imagens na segunda-feira (17) e relatou que vazamentos como esse são comuns durante o período chuvoso, especialmente em uma área próxima às piscinas naturais da região.
A denúncia está sendo investigada pela Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH), que afirmou que enviará uma equipe ao local para analisar o vazamento.
"Sempre que chove, isso acontece. Não é a primeira vez. Só que, cada vez que isso acontece, vai deixando a gente triste. Como você pode ver claramente nas imagens, a água de esgoto vai direto para os turistas. E fora o cheiro insuportável que fica o tempo todo", lamentou o comerciante.