PI: Workshop na UFPI discute a execução de energia solar

Durante o I Workshop de Energia Solar o livro que trata dos desafios e potencialidades do Piauí foi lançado

Avalie a matéria:
O evento visa o incentivo dessa alternativa no Piauí. | Reprodução Rede Meio Norte

Representantes do estado, da Eletrobras e professores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) participaram nesta terça-feira, 11, do I Workshop Piauí Solar para discutir estratégia de uso de energia fotovoltaica no estado.

O evento, que é promovido pelo curso de Engenharia Elétrica da UFPI, quer abrir uma discussão entre instituições responsáveis visando o incentivo dessa alternativa no Piauí.

Estima-se que o Brasil tenha 20 anos de atraso quando o assunto é energias renováveis. No Nordeste esta é uma realidade em muitos estados. No Piauí, segundo a UFPI, esta é uma iniciativa que está apenas engatinhando, pois ainda faltam incentivos e investimentos.

Um professor de Engenharia Elétrica da UFPI afirma que falar de energia solar no Piauí ainda é um assunto distante. A prova disso é que alguns órgãos do governo do estado trabalham a iniciativa de forma pouco expressiva. ?Os custos de investimentos para energia fotovoltaica já foram muito maiores. Entretanto a matriz energética de um país não pode se concentrar apenas em uma forma de energia. Essa é a nossa necessidade atual: diversificar a nossa matriz energética?, disse ele.

Durante o I Workshop de Energia Solar o livro que trata dos desafios e potencialidades do Piauí foi lançado. Segundo especialistas, trata-se de um panorama de como o sistema poderia funcionar no país.

VEJA A REPORTAGEM COM EUGÊNIA REIS



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES