Zona rural supera cobertura de vacinação

Primeira etapa da zona rural atendeu as zonas Norte e Leste, vacinando 12.194 cães e gatos

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A primeira etapa rural de vacinação contra raiva em cães e gatos aconteceu no último dia 19, nos povoados das zonas Norte e Leste. Ao todo, 12.194 cães e gatos foram vacinados, o que corresponde a 103,09% da meta de 11.829 animais.

Foram 8.899 cães vacinados nas 100 localidades visitadas pelos técnicos da gerência de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde (FMS), o que corresponde a 99,1% da meta. Já a imunização dos gatos alcançou uma porcentagem ainda maior: 115,65%, o que corresponde a 3.295 animais imunizados contra a raiva.

A etapa rural continua neste sábado (26), contemplando os povoados das zonas Sul e Sudeste. “Solicitamos que todos os responsáveis, principalmente de sítios, prendam seus animais para que, no momento que as equipes de vacinação passem por essas propriedades, eles possam receber a vacina”, diz a gerente Oriana Bezerra.

“A vacinação serve para a proteção dos animais e das pessoas que convivem com eles. Principalmente tratando-se de zona rural, onde também temos animais silvestres que habitam naturalmente essas localidades”, completa a gerente.

A vacinação é a única forma de prevenção contra a raiva, que pode ser transmitida para o homem e é fatal. A vacina animal, que é segura e gratuita, é constituída por vírus atenuado, 2% de tecido nervoso e conservantes à base de fenol e timerosol.

A etapa urbana de vacinação contra a raiva foi concluída no último dia 5 de outubro. Foi vacinado um total de 120.433 cães e gatos, o que corresponde a 97% do total de 124.164 animais estimados para as zonas urbanas da capital. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de que 80% do número total de cães deve ser imunizado.

O último caso de raiva em ser humano em Teresina foi em 1986. Já o último caso de raiva canina foi em 2011, em um cão proveniente do interior do Estado, cujo proprietário é residente de Teresina.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES