SEÇÕES

3º dia do Seduckathon impulsiona debate sobre IA com representantes do Google

Os palestrantes Alexandre Leal e Larissa Silveira, do Google for Education, trouxeram aos estudantes discussões sobre futuro e tecnologia. O impacto do evento já é visível entre os jovens participantes

3º dia do Seduckathon impulsiona debate sobre IA com representantes do Google | Foto: Rede Meio
Siga-nos no

Nesta quarta-feira (25/06), aconteceu o terceiro dia do Seduckathon 2025, no Teresina Hall. O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), conta com mais de 8 mil alunos inscritos com foco em inovação na educação pública do estado do Piauí. A programação do dia incluiu uma palestra mediada pelos representantes do Google for Education, Alexandre Leal e Larissa Silveira.

Ambos abordaram os desafios e possibilidades da inteligência artificial (IA) no cenário educacional. Também foi destacado o uso da tecnologia como ferramenta de transformação social. O especialista Alexandre Leal compartilhou sua trajetória pessoal e destacou que a inovação exige comprometimento e trabalho diário. Segundo ele, o sucesso de grandes produtos do Google está ligado à dedicação dos times envolvidos.

“Todos esses produtos que estão aqui nasceram de ideias que, no início, eram chacota. Como o Gmail ou o Chrome. Hoje, cada um tem mais de dois milhões de usuários, porque tem gente por trás, um time que acredita. Não é lançar um produto e ir embora. É uma jornada, é trabalhosa, e precisamos investir todos os dias das nossas vidas”, destacou Alexandre.

Alexandre Leal, representante Google for Education (Foto: Rede Meio)

Já Larissa Silveira, também do Google for Education, reforçou a necessidade de compreender e dominar a IA como ferramenta presente e acessível. “A gente precisa desmistificar a inteligência artificial. Ela é presente, de agora. É muito rápido, precisamos nos atualizar. Uma máquina é capaz de ter aprendizado, raciocínio, solução de problemas e criação. E como elas aprendem? Há vários comandos dentro dessas inteligências.” O impacto do evento já é visível entre os jovens participantes, que visam conquistar bolsas de estudo internacionais. Elas serão oferecidas como prêmio para os melhores projetos.

Larissa Silveira,  representante Google for Education (Foto: Reprodução: Rede Meio)

O estudante Francisco Carlos, do CETI Professor José Amável, contou que a experiência o motivou a explorar novas possibilidades com a tecnologia. “É um projeto abordado com sabedoria. Como um dos participantes, nós passamos da primeira fase. Fomos para a segunda. E assim, esse projeto influencia os jovens a ter conhecimento e aprender sobre a inteligência artificial, que é uma tecnologia avançada. Nós elaboramos uma espécie de game, e foi uma experiência abundante. A nossa expectativa é passar para a próxima fase e apresentar esse projeto a todos", ressaltou.

O Seduckathon promove aos alunos o contato direto com ferramentas e conceitos de ponta, como o Gemini IA, e prepara os jovens para asar as habilidades exigidas no século atual.

IMERSÃO TECNOLÓGICA

Além disso, a programação do terceiro dia contará com a participação da influenciadora, streamer e especialista em Jogos Digitais, Thaiga. Também haverá uma competição de League of Legends (LOL) e a presença do secretário de Educação, Washington Bandeira, e do governador Rafael Fonteles, que devem acompanhar a cerimônia de premiação, onde serão revelados os intercambistas do 1º Seduckathon.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também