SEÇÕES

5 compositores piauienses donos de hits nacionais que você provavelmente não sabia - Maria da Inglaterra

Compositores são os arquitetos da canção, responsáveis por criar letras e melodias que nos emocionam, nos inspiram e nos fazem refletir sobre a vida. - Maria da Inglaterra

Slide 2 de 6

Maria da Inglaterra

Siga-nos no

Personalidade querida em todo o Piauí, Maria da Inglaterra, natural de Luzilândia, era reconhecida pelo talento e pela sabedoria com que vivia. Em 1975, foi descoberta pelo pesquisador Ricardo Cravo Albin, durante viagem pelo Brasil pelo PAC – Plano de Ação Cultural do Ministério da Educação e Cultura, projeto que deu origem à FUNARTE. Impressionado com sua postura nobre, a batizou de Maria da Inglaterra, nome artístico pelo qual se tornaria conhecida. 

Maria começou a cantar para o público aos 26 anos, tendo Luiz Gonzaga como ídolo. Dois anos antes, já havia vencido o Festival Universitário de Teresina com a canção “O Peru Rodou”. 

Maria da Inglaterra | FOTO: Reprodução

A partir daí, Maria passou a compor quase diariamente. Seu marido ajudava escrevendo as letras de suas músicas. Após sua morte, ela começou a gravar suas composições em um gravador. Em 2008, com o produtor José Campos e o apoio da Prefeitura de Teresina, lançou dois CDs registrando suas obras.

Em março de 2009, aos 70 anos, foi destaque no Dia Internacional da Mulher, no programa Domingão do Faustão, na TV Globo.  Maria da Inglaterra faleceu em maio de 2020, aos 81 anos.

Carregue mais