6ª morte por dengue no Piauí: homem de 68 anos morre em João Costa

Já foram confirmados 6.106 casos da doença no estado.

Secretaria Estadual de Saúde confirma 6ª morte por dengue no PI | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) confirmou, na terça-feira (17), o sexto óbito por dengue no Piauí. Ao todo, já foram confirmados 6.106 casos da doença no estado. 

O QUE ACONTECEU: Um homem de 68 anos, da cidade de João Costa, no Sul do Piauí, morreu no 1º de abril no Hospital Natan Portela, em Teresina. As mortes anteriores ocorreram em Bom Jesus (quatro) e Manoel Emídio (uma).

Os primeiros casos foram de um comerciante e um lavrador, ambos de Bom Jesus. Uma paciente de Manoel Emídio também faleceu, seguida por uma mulher de 31 anos e uma idosa de 77 anos, também de Bom Jesus. 

Do total de casos, 55,3% são em mulheres e 44,7% em homens, com a faixa etária mais afetada entre 20 e 29 anos.

Leia Mais

SINTOMAS

Febre alta > 38°C.

Dor no corpo e articulações

Dor atrás dos olhos.

Mal-estar.

Falta de apetite.

Dor de cabeça.

Manchas vermelhas no corpo.              

No entanto, a infecção por dengue pode ser assintomática (sem sintomas), apresentar quadro leve, sinais de alarme e de gravidade. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (>38°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, e manchas vermelhas na pele. Também podem acontecer erupções e coceira na pele.

Os sinais de alarme são assim chamados por sinalizarem o extravasamento de plasma e/ou hemorragias que podem levar o paciente a choque grave e óbito.

A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas.

TRATAMENTO: Como a dengue é uma doença viral, o tratamento é feito para aliviar os sintomas, por meio da prescrição de antitérmicos, ingestão de líquidos e repouso. Portanto, ao primeiro sinal dos sintomas, procure um médico ou o serviço de saúde mais próximo de você.

PREVENÇÃO: Não existem medicamentos contra o vírus da dengue. Uma medida efetiva é a eliminação das condições de reprodução do mosquito, mantendo o espaço sempre limpo e eliminando os possíveis acúmulos de água. Além disso, desde fevereiro de 2024, a vacina contra a dengue está disponível na rede pública do Distrito Fede

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES