SEÇÕES

Abastecimento de água é retomado na zona Norte de Teresina após colisão em poste

O incidente ocorreu na região da Avenida José de Moura Santos e foi provocado por obras de terceiros.

Torneira ligada. | Foto: canva
Siga-nos no

Após a colisão de um maquinário com um poste de energia, na tarde de segunda-feira (15)que deixou moradores da zona Norte de Teresina sem água, a empresa responsável, Águas de Teresina, informou que a manutenção foi concluída na madrugada desta terça-feira (16) e que o sistema de abastecimento já foi religado.

O incidente ocorreu na região da Avenida José de Moura Santos e foi provocado por obras de terceiros. Segundo a empresa, o ocorrido comprometeu a qualidade da energia que alimenta a Estação de Tratamento de Água (ETA) Norte, o que forçou o desligamento do sistema para proteger os equipamentos.

A Águas de Teresina explicou que o retorno do abastecimento ocorre de forma gradativa e controlada, com o objetivo de evitar sobrecarga no sistema e rompimentos na rede, da seguinte forma:

  • Enchimento controlado: redes e reservatórios são preenchidos lentamente;

  • Prioridade: a água retorna primeiro às áreas mais baixas, subindo gradualmente para os pontos mais elevados.

CONFIRA A NOTA COMPLETA:

A Águas de Teresina informa que a manutenção realizada no sistema de abastecimento que atende a região Norte da capital foi finalizada na madrugada desta terça-feira(16) e que o sistema já foi religado.

A intervenção foi necessária após o abalroamento de um poste de energia elétrica na região da Avenida José de Moura Santo, ocorrido durante a execução de obras por terceiros. O incidente afetou a qualidade do fornecimento de energia que alimenta a Estação de Tratamento de Água (ETA) Norte, exigindo o desligamento preventivo do sistema para garantir a segurança operacional dos equipamentos.

Com a conclusão dos reparos e a normalização das condições elétricas, o abastecimento entrou em processo de retorno gradativo. Essa etapa consiste no enchimento progressivo das redes e reservatórios, com retomada controlada da pressão, evitando sobrecarga no sistema e possíveis rompimentos. Por isso, a água retorna primeiro às áreas mais baixas, alcançando gradualmente os pontos mais elevados.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também