SEÇÕES

Ações integradas de segurança, saúde e trânsito marcam Carnaval no Piauí

Operação envolveu reforço policial, testagem de ISTs e fiscalização nas estradas do estado

Operação envolveu reforço policial, testagem de ISTs e fiscalização nas estradas do estado | Foto: Reprodução/ Governo do Piauí
Siga-nos no

O Governo do Piauí mobilizou equipes de segurança, saúde e educação no trânsito durante o Carnaval 2026 em municípios com grande concentração de foliões. As ações tiveram foco especial no litoral, como Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia (Barra Grande), além de cidades como Floriano, Barras, Campo Maior, Água Branca e José de Freitas. O balanço oficial será divulgado ao longo da semana.

No litoral, a Secretaria de Segurança Pública do Piauí deslocou 350 policiais para reforçar o policiamento ostensivo nas praias, ruas e pontos de evento. A operação contou com atuação integrada das polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros.

Centro integrado e prisões em menos de 24 horas

Entre as estruturas montadas, o Centro Integrado de Segurança Pública funcionou em frente ao Sesc Praia, em Luís Correia, oferecendo serviços como registro de flagrantes, boletins de ocorrência e solicitação de medidas protetivas.

Segundo o governo, a atuação conjunta das forças de segurança possibilitou a rápida elucidação de duas ocorrências no litoral, com prisões realizadas em menos de 24 horas após os crimes, a partir do acionamento imediato das equipes e do uso de câmeras de monitoramento.

Saúde e prevenção no foco das ações

Na área da saúde, a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí instalou ponto de testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) na Lagoa do Portinho, em Parnaíba. Também foram realizadas ações educativas e distribuição de preservativos em locais estratégicos.

Equipe da saúde fez testagem na população (Foto: Reprodução/ Ascom Sesapi) 

As equipes atuaram ainda em Cajueiro da Praia com intervenções do Programa Vida no Trânsito, voltadas à prevenção de acidentes.

O Corpo de Bombeiros Militar do Piauí reforçou o efetivo em municípios do litoral e do interior, com equipes especializadas e equipamentos destinados à prevenção e atendimento de afogamentos.

Já o Detran-PI intensificou ações educativas e de fiscalização em Teresina e Floriano, com blitz e orientações sobre os riscos da combinação entre álcool e direção, além da importância do respeito aos limites de velocidade e uso de equipamentos de segurança.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também