Acompanhe a cobertura em tempo real do 2º dia da Feira dos Municípios

Nesta sexta, a Feira dos Municípios vai incluir em sua programação, palestras que abordam temas relevantes para os municípios

Avalie a matéria:
Acompanhe a cobertura em tempo real do 2º dia da Feira dos Municípios | Fábio Carvalho/Meio Norte

TEMPO REAL FINALIZADO

Matéria atualizada às 22h45

Promovendo ao público um amplo repertório musical, Felipão e Forró Moral, esteve pela primeira vez na Feira dos Municípios. O cantor ressaltou que a sua volta para os palcos representa renovação, e estar em Teresina novamente é maravilhoso. Além da apresentação do cantor nesta sexta-feira (22), o público teve a oportunidade de ver outros shows: Projeto Amare, Esperantina (PI), Seu Bira e Vitor Amaral.  

Foto: Jéssica Dayane

“Vendo toda essa estrutura, é maravilhoso. Renovar, tem muita gente que curtiu a época do Forró Moral, muita gente viu o Felipão a um ou dois, ou três anos atrás, até mais. Então, essa renovação pra gente é maravilhosa, tá reencontrando as pessoas, é lindo. Teresina sempre foi esse calor que a gente sente aqui, primeiro vem de dentro, sempre fomos bem recebidos aqui, fizemos grandes shows e grandes momentos. Para mim Teresina sempre foi maravilhoso voltar. Se disser que tem Teresina, o coração já bate de alegria”, reforçou Felipão.

Foto: Jéssica Dayane 

Matéria atualizada às 21h45

Em comemoração aos 77 anos de prestação de serviços à sociedade, o Sesc está realizando uma ativação de marca por meio do seu estande e a bibliosec, que leva leitura para as crianças,  e possui empréstimos de livros. Além disso, o estande apresenta a programação de expulsões para 2024, com um pacote de férias com preço acessível para o comerciário. Todo dia, às oito horas, estão sendo realizados sorteios de hospedagem e vários brindes bem recheados.

Foto: Jéssica Dayane

“A gente atua dentro da saúde, cultura, assistência, lazer e educação e hoje em especial para a feira nós trouxemos a nossa carreta do Bibliosesc onde a gente proporciona leitura, aquelas cidade onde o SESC não tem uma estrutura física. A gente está fomentando o nosso turismo social. A gente trouxe um portfólio sobre o nosso turismo social com programas. Para todos os dias da feira, nós estamos sorteando às oito horas, pacotes de hospedagem das nossas duas unidades hoteleiras, que são o Sesc Praia e o Sesc Oeiras”, afirmou  Lara Costa, Diretora Administrativa Financeira de Operações do SESC do estado do Piauí. 

Foto: Jéssica Dayane

Com um espaço com ar-condicionado, puffs e cadeiras, a carreta do Sesc está com inúmeros livros para todos os gostos em seu acervo. A biblioteca conta com um espaço confortável para quem deseja apreciar uma boa leitura. O serviço gratuito funciona no estacionamento do CCT, das 17h às 22h. Os interessados podem chegar e ter o seu momento.

Matéria atualizada às 21h34

Um dos serviços gratuitos ofertados é a emissão gratuita da Nova Carteira de Identidade Nacional, através do estande do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco. No primeiro dia e segundo dia foram emitidas mais de 45 carteiras, até o momento a precisão é que sejam realizados 90 a 95 atendimentos. 

Foto: Jéssica Dayane

Os interessados podem se dirigir ao pavilhão superior do CCT, das 17h às 22h. Para solicitar a emissão da nova Carteira de Identificação, os documentos obrigatórios são: Certidão de Nascimento/Casamento atualizada com o selo de verificação, cópia do comprovante de residência e cópia do CPF.

Foto: Jéssica Dayane

Além deles são opcionais o NIT/PIS/PASEP, CNH, Título de Eleitor, tipo sanguíneo, carteira profissional, certificado de reservista (se homem) e o cartão do SUS. As pessoas com deficiência, juntamente com os outros documentos, devem apresentar o laudo médico. A instituição informou que a 1°via é gratuita e a 2° via é R$21,60.

Foto: Jéssica Dayane

Matéria atualizada às 21h32

A Flash Tecnologia marcou presença na Feira dos Municípios. A empresa trabalha com a venda de diversos equipamentos eletrônicos, entre gabinetes de computador, placas de vídeo, monitores, teclados, entre outras peças para montagem do setup.

Foto: Gabriel Bonfim

O gestor da empresa, Rosalvo Dias explica que o momento possibilita expandir seu negócio, além de tornar a marca ainda mais conhecida e conquistar novos espaços no mercado.

Foto: Gabriel Bonfim

"Mesmo em um ano de crise, estamos vendendo quatro vezes mais em relação a 2018. Hoje dizemos que somos o maior atacarejo de informática do Piauí, pois temos preços diferenciados e aqui na feira estamos com preços de atacado", descreveu.

Matéria atualizada às 21h10

O Litoral do Piauí possui muitas belezas, dentre elas a cidade de Parnaíba, que possui um grande fluxo turístico. O coordenador do estande falou em nome de Edrivrando Barros, secretário de gestão da Prefeitura Municipal de Parnaíba, e expressou a alegria em estar na Feira dos Municípios. 

Foto: Jéssica Dayane

“Nós estamos aqui com muita alegria participando deste evento. Parnaíba veio mostrar as suas potencialidades, tanto as turísticas como naturais, as potencialidades turísticas construídas pelo prefeito Mão Santa. É uma determinação dele que nós participemos de todas as feiras que tiver desse tipo no Piauí todo. Então nós estamos aqui com muita alegria participando deste evento maravilhoso”, disse.

Foto: Jéssica Dayane

Matéria atualizada às 20h54

Fechando a noite de palestras desta sexta-feira, "Novas tecnologias em saúde", ministrada por Daniel Miranda, trouxe a importância das inovações tecnológicas, principalmente, para diversificar os trabalhos e diminuir as filas de atendimento, por exemplo.

Foto: Ravena Lages

Daniel, profissional de tecnologia em saúde, explica que o avanço tecnológico é imprescindível para todos os municípios, sendo necessário para a melhoria do tratamento dos pacientes. O mesmo ainda explica que já existem desenvolvimentos capazes de chegar às pessoas que antes não possuíam acesso facilitado a equipamentos precisos.

Foto: Ravena Lages

"Os órgãos públicos precisam investir em tecnologia para entregar um atendimento de primeiro nível para suas populações, independentemente do tamanho do município. Municípios pequenos podem sim e já possuem tecnologias que cabem e foram desenvolvidas para essa prestação de serviço", abordou.

Foto: Ravena Lages

Matéria atualizada às 20h49

PROJETO AMARE - ESPERANTINA 

Podendo ser descrito como uma verdadeira forma de arte, o Projeto Amare, de Esperantina, abriu a agenda de shows de hoje. Com as batidas de tambor, e uma coreografia envolvente, os jovens conseguiram transmitir para o público muita alegria e emoção. A ação, patrocinada pela Prefeitura da cidade, tem como objetivo promover oportunidades às crianças do município. 

Foto: Jéssica Dayane

“Eu fui aluna e hoje estou aqui podendo ajudar na Feira dos Municípios do Piauí. A Amare há 33 anos, transforma vidas, ajudando em causas para crianças carentes, crianças essas que não têm oportunidades por causa da baixa renda. A instituição ajuda com projetos culturais e também educacionais, dando oportunidades para cada uma dessas crianças, assim como me deu uma chance de está aqui e buscar meus objetivos”, Maria Vitória, ex-aluna e colaboradora do projeto.

Foto: Jéssica Dayane

Foto: Jéssica Dayane

Foto: Jéssica Dayane

Foto: Jéssica Dayane

Foto: Jéssica Dayane

Foto: Jéssica Dayane

Matéria atualizada às 20h18

Apresentando a história e cultura de Floriano, o estande da prefeitura possui três maquetes especiais: o estabelecimento rural São Pedro de Alcântara, uma maquete da usina elétrica dos anos 1920, que hoje é um espaço cultural, o farol, e o bar flutuante que fica a beira do Rio Parnaíba. Além de comidas típicas do município, Nilson Ferreira, secretário de Comunicação de Floriano, destacou os produtos feitos de argila que normalmente possuem uma coloração escura, mas quando ela vai para o forno, ela assa e fica branca. 

Foto: Jéssica Dayane

“Floriano está trazendo aqui uma representatividade do seu potencial. Trouxemos inicialmente, vários projetos interessantes do meio ambiente e a parte do artesanato, principalmente a argila, que é uma argila raríssima que tem em Floriano. Nós trouxemos realmente um pouco desse potencial e estamos exibindo documentários, vídeos em relação ao coreano para as pessoas conhecerem melhor a nossa cidade”, disse o secretário.

Foto: Jéssica Dayane

Foto: Jéssica Dayane

Foto: Jéssica Dayane

Matéria atualizada às 20h

Entre as iniciativas presentes na Feira dos Municípios, o CIEE se mostra presente, oferecendo oportunidade de estágio aos jovens piauienses. A empresa vem aí evento manter a proximidade com os estudantes e fechar parcerias com os municípios.

Foto: Gabriel Bonfim

O CIEE completou 30 anos no Piauí, e na Feira dos Municípios trouxemos oportunidade para os estudantes precisando e estamos fechando parcerias com as prefeituras que estão presentes aqui. Já conseguimos alinhar com diversos prefeitos, a possibilidade de outros municípios contratarem estagiários", informou a consultora de atendimento, Júlia Soares.

Matéria atualizada às 19h17

A prefeitura de Pimenteiras uniu tudo em um só lugar! O público irá encontrar no estande: roupas, bolsas e outros produtos feitos de crochê, música boa, com um tecladista profissional. Adriele Dantas, representando o município com a Medicina Alternativa, afirmou que a cidade já foi representada em outros países com as mercadorias feitas em casa. 

Foto: Jéssica Dayane

“Nós já trabalhamos há mais de 20 anos com produtos naturais. Produzimos, é uma produção da minha família. Produzimos remédios caseiros. Um produto totalmente artesanal, feito em casa mesmo. São tinturas, xaropes, garrafadas. E a gente já está nesse ramo de estar nas feiras, há mais de 19 anos. Estamos levando a nossa experiência para o Piauí, para o Brasil. Eu já estive representando também fora do país, na África. Estamos aí nessa luta, cada dia buscando mais melhoria para a agricultura familiar”, disse Adriela Dantas.

Matéria atualizada às 19h12

Diretamente do litoral, Luis Correia trouxe o sabor e artesanato para a Feira dos Municípios. A prefeita Maninha Fontenele se mostra feliz em ocupar seu estande no evento, podendo mostrar seu potencial e seus produtos.

Foto: Gabriel Bonfim

"Trouxemos camarão, queijo, cocada, artesanato, cajuína. São muitas potencialidades que o nosso município abarca e precisam ser mais divulgadas", pontua a gestora.

Matéria atualizada às 18h57

Retomando ao evento, Ipiranga do Piauí demonstra a potência do artesanato por meio das talas do buriti, planta em abundância na região. Jesus Santos, representante do estande e artesã no município, acentua a oportunidade de participar da Feira dos Municípios para a venda e reconhecimento dos produtos.

Foto: Gabriel Bonfim

"Minha expectativa é que possamos vender e divulgar. É valioso para nós artesãs que pessoas levem, mostrem, apreciem. Nós trouxemos nossas peças e suas variedades, cada uma com sua especialidade", diz a artesã.

Foto: Gabriel Bonfim

Matéria atualizada às 18h56

Caridade do Piauí marca presença na Feira dos Municípios e expõe a culinária da região, marcada pelo mel, doces e remédios caseiros. Além da culinária, a secretária do agronegócio rural, Francilene Santos destaca o forte artesanato da cidade.

Foto: Gabriel Bonfim

"Temos muitas mulheres que produzem artesanato no nosso município. A nossa expectativa é que seja divulgado para que tenha conhecimento dos produtos que são produzidos em nosso município", destacou.

Foto: Gabriel Bonfim

Matéria atualizada às 18h53

CONEXÃO MACEIÓ - TERESINA 

Diretamente de Maceió-AL, a visitante da feira, Cleone Tavares, ressaltou que é sua primeira vez em Teresina e está surpresa com a estrutura do evento. Ela e o grupo de amigas, que realizam viagens pelos lugares, estavam aproveitando o show gratuito da exposição.  

Cleone Tavares, natural de Maceió - Foto: Jéssica Dayane

“O Centro de conversões lá de Maceió, não traz esse tipo de evento pra gente. Lá só é teatro, outro tipo de evento. Agora assim, aberto, não, com essa estrutura para dança, não. É a minha primeira vez em Teresina, maravilhoso, sinceramente me surpreendi. Gostei mesmo. Daqui a pouco a gente vai dar uma voltinha, primeiro a gente vai aqui se deliciar um pouquinho. O calor aqui é grande demais, o cabra tem que tomar alguma coisa geladinha”, destacou a visitante.

Cleone Tavares, natural de Maceió - Foto: Jéssica Dayane

Matéria atualizada às 18h50

Pela primeira vez na Feira dos Municípios, o estande da Prefeitura de Nossa Senhora dos Remédios, apresenta uma massa tirada entre a casca do coco, feita por trabalhadores rurais da região. Fátima Eduardo, secretária de Desenvolvimento Rural de Nossa Senhora dos Remédios, pontuou que a experiência no evento é única e muito gratificante, pois a cidade pode apresentar o seu grande potencial. 

Foto: Jéssica Dayane

“Nós estamos pela primeira vez aqui na Feira dos Municípios. Para mim está sendo um prazer muito grande e uma experiência única, pois a gente está tendo a oportunidade de divulgar os nossos potenciais, divulgar os nossos produtos, coisas que as pessoas dos trabalhadores rurais do nosso município conseguem produzir. Aqui a gente tem biscoitos caseiros, temos mesocarpo, que é uma massa tirada entre casca do coco, doce de leite, bolinho de coco, e outras coisas que a nossa cidade consegue produzir”, informou a secretaria.

Foto: Jéssica Dayane

Foto: Jéssica Dayane

Matéria atualizada às 18h44

O palestrante Malcon Barbosa, advogado especialista em gestão pública (PUCRS), concedeu entrevista ao MeioNorte explicando o tema e teor de sua palestra: “Desafios da nova lei de licitações para os municípios”, que ocorre às 19h desta sexta-feira (22). O advogado afirmou que o momento é dedicado para tirar dúvidas e conscientizar os gestores sobre a nova legislação que logo entrará em vigor.

Foto: Jéssica Dayane

Foto: Fábio Carvalho

“A gente vai falar sobre a nova licitação. Quais são os maiores desafios que os prefeitos e os gestores vão enfrentar ao implementar a nova lei, que vai entrar em vigor a partir do dia 31 de dezembro. Daqui a pouco estou subindo para falar sobre isso e espero que a gente sane muitas dúvidas e que as pessoas saiam daqui com uma consciência maior sobre esse tema”, declarou.

Foto: Jéssica Dayane

Foto: Jéssica Dayane

Além disso, Malcon Barbosa reiterou que a partir do dia 1º de janeiro do próximo ano, a lei número 14133, que trata sobre as novas licitações, guiará municípios e estados brasileiros.

Matéria atualizada às 18h28

Codevasf entrega módulos sanitários para 10 cidades

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e prefeituras piauienses assinaram, nesta sexta (22), durante a Feira dos Municípios, Termo de Responsabilidade que viabiliza a instalação de 233 módulos sanitários de desidratação destinados às famílias carentes em 10 cidades do semiárido piauiense. Conhecido como banheiro seco, a nova tecnologia dispensa o uso de energia elétrica e de água para remoção dos dejetos em localidades sem acesso a saneamento. 

Foto: Fábio Carvalho

Por meio da 7ª Superintendência Regional da Codevasf, no Piauí, serão distribuídos 233 banheiros secos nas seguintes cidades: Aroeiras do Itaim, Belém do Piauí, Caridade do Piauí, Curral Novo do Piauí, Francisco Macedo, Jacobina do Piauí, São João da Canabrava, São José do Piauí, Santana do Piauí e Sussuapara. Ao todo, os investimentos são da ordem de R$ 2,9 milhões, recursos oriundos do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional. 

O superintendente Regional da Codevasf, Marcelo Castro Filho, disse que essa nova tecnologia, chamada de banheiro seco, vai ser de suma importância para aquelas residências afastadas dos centros urbanos e que não têm água encanada. O superintendente disse ainda que essa é a primeira de várias outras compras que a Codevasf vai fazer para atender essas residências. 

Foto: Fábio Carvalho

"Bom, a gente tá com 233 módulos sanitários que eu chamo de banheiros secos, porque essa é uma nova tecnologia de um banheiro para aquelas residências afastadas dos centros urbanos que não têm água encanada. Não tem saneamento básico e nem tem água na residência para uso, nas torneiras e no saneamento básico. O IBGE fez esse levantamento a nível de país, a cada dez residências no Brasil, uma não tem sanitário. É uma questão de saúde pública e de dignidade, então a Codevasf traz esses banheiros. Esse banheiro já foi testado, é a primeira compra, mas é a primeira de várias outras que a Codevasf vai fazer para atender essas residências. Então a gente contrata a empresa, o banheiro está pronto, ela chega e instala lá na residência ao gosto do proprietário. Esses banheiros, eles vão dar um destino adequado, é uma tecnologia que a gente vai utilizar para as residências no semiárido, que tem um sol mais forte, porque a tecnologia dele é de desidratação dos resíduos. Então ele desidrata e vira um pó, ficando mais fácil dar uma destinação correta. Então, é isso, esses banheiros vêm para trazer dignidade a essas famílias que ainda não têm banheiro e nosso Piauí tem essas residências, a gente sabe, e a Condevas vem para atender eles", disse o superintendente.

Foto: Fábio Carvalho

FEIRA DOS MUNICÍPIOS É SUCESSO DE PÚBLICO

A Feira dos Municípios, que teve ontem a sua abertura, com a presença de autoridades, durante solenidade, segue nesta sexta-feira (22), o seu segundo dia, divulgando as potencialidades dos municípios piauienses, possibilitando a troca de experiências, novas vivências, conhecimento, qualificação, intercâmbio cultural e valorização do turismo. A programação inclui artesanato, culinária, palestras, apresentações culturais e shows. A entrada é gratuita.

Foto: Ascom

Durante os dias de evento, todo o espaço do Centro de Convenções de Teresina foi preparado para receber toda a estrutura da feira, com mais de 200 estandes: Hall Nobre, Pavilhão Cerrados, Pavilhão Delta e Estacionamento recebem exposições culturais, promoções exclusivas e serviços gratuitos de cidades e empresas genuinamente piauienses.

Foto: Fábio Carvalho

Nesta sexta, a Feira dos Municípios vai incluir em sua programação, palestras que abordam temas relevantes para os municípios. Uma delas vai tratar sobre a Nova Lei de Licitações e Contratos (Lei 14.133/2021). O debate é direcionado a prefeitos, empresários e demais profissionais envolvidos nos processos de aquisições e contratações públicas e será conduzido pelo advogado especialista em gestão pública, Malcon Barbosa, na sexta-feira (22), às 19h. Tem também a palestra "Bancos comunitários e desenvolvimento local", com Mauro Rodrigues. E para fechar o dia, teremos a palestra com o tema "Novas tecnologias em saúde", com Daniel Miranda, programada para às 20h.

Quem vem para a Feira dos Municípios 2023, no Centro de Convenções de Teresina, contará com diversos serviços que serão oferecidos nos quatro dias de evento. Destaque para o Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco estará realizando a emissão gratuita da Nova Carteira de Identidade Nacional, das 17h às 21h. No evento também há serviços na área da Saúde, trânsito, Agricultura Familiar, Artesanato, Turismo e Tecnologia, todos realizados pelo Governo do Estado.

E com atrações musicais, para deixar a Feira dos Municípios ainda mais animada, o segundo dia terá as apresentações de Projeto Amare, da cidade de Esperantina, Seu Bira, Vitor Amaral e Felipão Forró Moral. Além disso, o espaço conta com área para a criançada e uma praça de alimentação com pratos saborosos.

O evento conta com patrocínio do Governo do Estado do Piauí através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Codevasf, Fiepi, Sesi, Senai, Fecomércio, Senar, Prefeitura de Teresina, Smirnoff e Oasis Distribuidora. A Feira dos Municípios 2023 tem apoio do Sebrae, Gráfica GSJ, G3 Telecom, Elite Eventos, Amstel, Assembleia Legislativa do Piauí.  O evento tem promoção do Grupo Meio Norte de Comunicação, realização da Kalor Produções e APPM.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES