- Corpo de adolescente é encontrado na margem do Rio Parnaíba, na zona rural de Teresina.
- Adolescente teria se afogado durante banho no rio, após um festival de pipas na região.
- Buscas foram iniciadas às 15h45 e prolongadas por causa da baixa luminosidade.
- Tia do adolescente descreve o menino como querido, obediente e participativo na comunidade.
- Moradores frequentam a região durante a estiagem para lazer, apesar do risco de afogamento.
O corpo de Marcos Morais dos Santos, de 13 anos, foi encontrado na manhã desta segunda-feira (22), às margens do Rio Parnaíba, na região da Cerâmica Cil, na zona rural de Teresina. Marcos teria se afogado enquanto banhava no rio neste domingo (21).
A informação foi confirmada ao MeioNews pela tia do adolescente. Marcos havia ido banhar no local juntamente com outro colega, que conseguiu se salvar, após um festival de pipas realizado na região. Conforme o Tenente Valter, do Corpo de Bombeiros do Piauí, as buscas iniciaam por volta das 15h45.
Ele explicou que a outra criança que estava com Marcos não sabia ao certo onde era o local em que ele havia se afogado. Foram realizados mergulhos, e a operação seguiu até as 18h45, devido à baixa luminosidade, retornado na manhã desta segunda-feira (22).
Hoje a partir das seis horas da manhã, chegando ao local achamos o corpo boiando num certo local, totalmente diferente do local onde nós começamos as buscas. [...] O corpo apareceu na margem do rio, porque aqui existe um certo local onde a água faz um movimento circulatório, o corpo não fica parado, mas ele está na próxima margem, disse.
Em entrevista à reportagem, Francisca, tia de Marquinhos, como ela o chamava carinhosamente, descreveu o adolescente como um menino querido por todos e muito participativo na comunidade. Ela afirmou que o sobrinho era obediente e dedicado às atividades escolares.
O marquinho, ele era uma criança que a gente não tem nem o que dizer de ruim dele. Era uma criança que todo mundo gostava, a comunidade tá parada por ele. Era uma criança que era obediente, era uma criança que participava de todas as atividades da escola, da onde que ele participava. A gente não tem nem o que falar de ruim por ele. A gente tá só lamentando, a família tá com uma dor imensa. Eu já perdi um filho também, e a dor é maior ainda que a gente fica só lembrando.
De acordo com ela, é comum que moradores frequentem a região às margens do Rio Parnaíba para momentos de lazer, especialmente durante o período de estiagem, quando o nível da água está mais baixo.
A palavra some na hora. A gente fica só com aquele sentimento ruim. Quando o rio tá seco nesse estado que tá aqui, o pessoal gosta de vir tomar banho, fazer momentos de lazer. Eu particularmente já não gosto, mas tem outros que gostam. E tô vindo aqui no rio, há mais de seis anos que eu não piso aqui, justamente por uma tragédia que aconteceu na nossa família. Mas Deus vai dar conforto pra gente.